Para você
1. Tenha sempre à mão documentos pessoais e telefones de emergência.
2. Mantenha a atenção e evite excessos de toda ordem.
3. Procure andar acompanhado e evite horários demasiado tarde e ruas mal iluminadas.
4. Seja educado e gentil com as pessoas, evite conflitos e tenha paciência.
5. Lembre-se do cuidado com o meio ambiente e das precauções de saúde que são necessárias em qualquer tempo.
6. Bebida e direção nunca combinam. Seja sóbrio.
7. Informe qualquer situação que você observar de caráter suspeito.
Para sua casa
1. Procure dificultar possíveis ações de delinquentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes, cadeados e gradis sólidos.
2. Tenha maior preocupação com as dependências localizadas na parte de trás da residência, trancando as portas intermediárias e isolando-as se possível. A maioria dos arrombamentos ocorre pelos acessos dos fundos da casa. Aproveite para desligar a campainha, pois é uma forma de pessoas mal intencionadas verificarem se há alguém na casa.
3. O uso de armas de fogo somente é permitido a quem tem conhecimento técnico, experiência e autorização legal. Pessoas inexperientes, vigias e guardas são presas fáceis de criminosos que, na primeira oportunidade, se apossam de suas armas.
4. Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo, por isso, tenha os telefones deles em sua agenda pessoal e peça a um vizinho ou parente para visitar periodicamente sua casa, objetivando demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem, etc.).
5. Evite comentar com estranhos ou postar nos sites de relacionamento a intenção sobre viagens ou ausências de casa. Oriente seus filhos e empregados ao mesmo procedimento.
6. Evite deixar na área externa de sua casa lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas durante a noite, bem como: acúmulo de jornais, revistas, panfletos, correspondências e etc. Peça para algum vizinho ou familiar recolher correspondências visíveis e suspenda a entrega de jornais e revistas enquanto estiver fora.
7. Carregue malas e bagagens para seu carro em horários de menor exposição e se detectar a presença de estranhos em atitude suspeita, chame a Polícia Militar.
Nos locais de destino
1. Evite ostentar dinheiro, objetos, jóias quando estiver na rua. Mantenha-se sóbrio, consciente e calmo em todas as situações. Seja educado e respeite o espaço e os direitos alheios.
2. Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone.
3. Lembre-se que janelas, portões e portas abertas chamam a atenção, principalmente se não há pessoas da casa próximo.
4. Mantenha sempre à mão os telefones de emergência das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Serviços de Emergência e de trânsito. Conheça a localização dos órgãos de segurança e instrua seus familiares e empregados de como proceder em caso de perigo iminente ou de observação de suspeitos nas imediações.
5. Evite caminhar ou passear em horários demasiado cedo ou tarde demais em locais que você desconheça. Zele por sua segurança.
6. Evite causar transtornos a você e aos outros. Seja educado e paciente no trânsito, na praia, nas compras e na rua.
7. Não esqueça que espaço público não pode ser privatizado, como é o caso de calçadas, áreas de entrada e saída de veículos, rampas de acesso, etc.
Para seu carro
1. Evite deixar objetos, sacolas, bolsas e outros materiais que possam chamar a atenção dentro do seu carro. Coloque-os no chão do carro ou na mala e verifique se você trancou as portas e janelas do veículo.
2. Não estacione em locais sem iluminação e de pouco movimento e quando voltar para seu carro tenha a chave à mão e saia com o veículo logo em seguida. Evite procurar chaves, celular, maquiar-se, escolher rádio ou música ou ler dentro de veículos quando estiver sozinho(a).
3. Se algum desconhecido informar que seu carro foi batido ou avariado, vá acompanhado de outras pessoas para checar a situação e, se for o caso, avise o órgão responsável.
4. Evite bloquear áreas de garagem e de passeio público. Observe se há marcação de estacionamento ou área privativa para pessoas com deficiência;
5. Não baixe todo o vidro de seu carro. Se puder, use o ar condicionado e trave portas em seu deslocamento, evitando as faixas próximas às laterais da via e dirigindo com atenção, mantendo a distância de segurança do carro à sua frente e respeitando a sinalização.
6. Evite distrair-se ao dirigir, conversar e ouvir som alto que possa comprometer sua atenção e segurança.
DicaSeg