quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aja preventivamente no trânsito


No estacionamento

- Prefira os estacionamentos pagos, pois deixar o carro na rua é sempre mais perigoso. 

- Planeje o horário de chegada e de saída, depois disso decida onde vai deixar o carro. Muitas vezes você chega quando está claro e há bastante movimento na rua, e quando vai embora a rua já está deserta e escura.

- Se desconfiar de alguma coisa, passe direto por seu carro e reavalie a situação. Em dúvida, chame a polícia.

- Tire sempre a chave da ignição, mesmo que fique parado apenas por alguns instantes.

- Não deixe chaves de casa dentro do veículo. Elas podem ser usadas para assaltar sua casa posteriormente, principalmente se o carro conter adesivos, cartões de estacionamento ou qualquer outra coisa que identifique seu endereço.

- Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita.

- Não deixe nenhum objeto dentro do carro; coloque tudo no porta-malas.

- Antes de estacionar (ou quando retornar) olhe ao redor, veja se existe alguém ou alguma situação suspeita.

Dirigindo

- Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar onde você mora, onde trabalha, academia que frequenta, faculdade, etc. Isto pode ser usado contra você.

- Mantenha os vidros sempre fechados, ou minimamente abertos para permitir somente a entrada de ar, e as portas sempre travadas.

- Se estiver em um táxi peça para o motorista travar as portas e fechar os vidros.

- Ocorrendo uma “batidinha” leve na traseira do seu veículo aja rápido, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no carro de trás. Se desconfiar de qualquer coisa, não pare, sinalize para a pessoa te seguir e dirija até um local movimentado, de preferência onde haja policiais ou seguranças. Se a intenção era te assaltar a pessoa não irá te seguir.

- Se ocorrer a noite ou em locais desertos, jamais pare, mesmo que não desconfie dos ocupantes do veículo.

- Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Dirija até um posto policial ou local movimentado.

- As abordagens em veículos só são possíveis se o veículo estiver parado, um bandido nunca irá abordar um carro em movimento, sendo assim, evite parar ao máximo. Parado você se torna um alvo muito fácil.

- Ao entrar no veículo ligue-o, trave a porta e saía imediatamente. Após isso coloque o cinto e só depois ligue o rádio, ajeite objetos, etc.

- Quanto mais tempo parado maior o risco de uma abordagem.

- O bandido não quer ter surpresas desagradáveis e, via de regra, escolhe os alvos mais fáceis, sendo assim as películas escuras são interessantes para inibir a ação de assaltantes.

- Evite rotinas, procure diversificar seus caminhos e se possível seus horários de saída e chegada.

Abordagem no carro


Se alguém te abordar proceda da seguinte forma:


- Mantenha-se calmo e peça que o bandido tenha calma, faça ele se sentir no controle da situação, bandidos acuados ou com medo podem agir por impulso.

- Obedeça as ordens do assaltante e faça-as com calma porém com rapidez.

- Mantenha as mãos onde o assaltante possa vê-las (no volante). Se for pegar objetos, soltar o cinto ou abrir a porta informe o assaltante e faça movimentos suaves. Lembre-se que o assaltante está nervoso.

- Se tiver que descer do carro faça de maneira correta: Veja as explicações a seguir:

ERRADO: A pessoa deixa o carro ficando entre a porta e o bandido, como o bandido está com pressa de deixar o local pode empurrar a pessoa para dentro e acabar levando-a junto.

CERTO: A pessoa deixa o veículo afastando-se do mesmo, deixando a entrada livre para o bandido. Como ele tem presa não irá tentar puxar a pessoa para dentro, vai entrar e deixar o local o quanto antes.

- Evite as compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre seu vidro e se expõe.

- Ladrões usam crianças para preparar o assalto. A criança se aproxima para pedir dinheiro ou vender algo, observa o interior do veículo procurando por maletas, computadores, carteiras, celulares e demais objetos de valor. Se o carro for interessante a criança “cola” um chiclete na lateral ou no pára-choques traseiro. No próximo semáforo o bandido observa os carros “marcados” e sabe que ali há uma oportunidade de roubo.

- Coloque maletas e computadores no porta-malas e carteira e celular no porta-luvas.

Fonte: DicaSeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário