sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Defesa pessoal para mulheres - Dicas e técnicas


Defesa pessoal para mulheres hoje em dia é mais do que imprescindível. Com o crescimento constante da violência até mesmo em lugares que a um tempo atrás eram considerados “seguros”, só nos resta amoldar-nos a essa nova realidade e evitar que ocorra o pior.

Existem muitos cursos hoje em dia que ensinam as mulheres e idosos a defender-se de um possível ataque violento seja pela razão que seja; desde um assaltante até um marido machista. São inúmeras as situações que podem desencadear um quadro violento e muitas vezes saber lidar com elas pode nos salvar a vida ou pelo menos nos livrar de um desgosto.

Os princípios básicos da defesa pessoal não têm regras muito definidas, é mais intuitivo. Devemos centrar-nos nas regiões do corpo que mais provocam incômodo no agressor. Essas regiões se localizam na linha central do corpo, são eles:

- Alvos Relacionados aos Sentidos: Olhos, Ouvidos, Nariz
- Alvos Relacionados à Dor: Olhos, Nariz, Testículos
- Alvos Relacionados à Respiração: Nariz, Traquéia, Plexo Solar
- Alvos Relacionados à Mobilidade: Coxas, Joelhos, Canelas, Pés

Atingir esses pontos pode ter ajudar a ganhar tempo para escapar e imobilizar a pessoa que tenta de fazer dano. Nosso corpo também pode ser utilizado como arma; os dentes, por exemplo, podem ser usados quando a mulher é agarrada. Os dedos e unhas podem ser usados para empurrar ou arranhar alguém. A palma da mão e os punhos são ótimos para atingir a região do nariz do agressor e provocar dor.

Os cotovelos e joelhos são regiões que tem certa força e poderão ser usados em uma luta a curta distância. Não pense duas vezes em utilizá-los para escapar. Qualquer objeto que tenha a mão pode ser mais que útil numa situação violenta, desde canetas, pedaço de madeira, garrafas, etc.

As artes marciais também são grandes aliadas de quem necessita defender-se de situações de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário