terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Iluminação noturna a favor da sua segurança



A falta de iluminação sempre foi uma aliada de criminosos e bandidos, facilitando crimes e relacionando a deficiência da iluminação pública com o aumento da criminalidade.

Por esse motivo, torna-se cada vez mais comum o uso de iluminação especial em frente a condomínios, prédios e residências que, com o auxílio de sensores de presença, acionam uma luminária potente, capaz de clarear uma grande área em sua volta. Isso possibilita a descoberta de marginais escondidos ou prontos para atacar uma vítima que se aproxima.

Além de ser uma questão de segurança, também pode ser considerada uma medida de economia, já que as luzes se acendem apenas quando são solicitadas por meio de movimentação e não precisam ficar ligadas ininterruptamente, gerando altos custos tanto para os cofres públicos quanto para os particulares, dependendo da localização em que estejam instaladas.

A iluminação ajuda também na prevenção de pichações e depredações, pois inibe as atividades que geralmente acontecem em período noturno e em locais pouco fiscalizados. Quando acendem de maneira inesperada, as luzes também provocam certa confusão em quem está em seu alvo, pois ofuscam a visão por alguns segundos, confundindo o bandido e fazendo-o recuar.

Em conjunto com a iluminação, também podem ser instaladas câmeras de segurança, para auxiliar na identificação dos criminosos e inibir comportamentos suspeitos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário