terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prevenindo a violência escolar

O jogo é uma maneira eficiente de expressar tanto sentimentos positivos como negativos, uma vez que permite um equilíbrio emocional. Portanto, é comum observar, por meio dessas atividades, situações de violência que as crianças ou adolescentes tenham vivido ou visto no convívio familiar, na televisão, etc.



Essa é uma das razões pelas quais a escola costuma ser o lugar onde as agressões aparecem. Embora uma criança não bata por mal e o faça, muitas vezes, sem intenção, é importante prevenir este comportamento. Desta forma, o jovem não crescerá achando que a agressão é normal e não agirá dessa maneira intencionalmente.

A violência na escola é algo complexo, pois espelha uma grande amplitude de causas às vezes difíceis de individualizar. Mesmo assim, é importante criar um mapa de prevenção para este problema.

O primeiro ato de violência (não o segundo, nem o terceiro) indica a necessidade de uma reunião imediata de toda a comunidade educativa para discutir/reunir critérios para propor estratégias e soluções. O principal, como já dito, é a prevenção. Para isso, é necessário criar um plano de ação para os alunos, desde o jardim de infância até o ensino fundamental.

Para prevenir a violência escolar é necessário:

1- Agir em conjunto
2- Respeitar o direito de todos
3- Possibilitar diferentes espaços de expressão
4- Lutar contra qualquer tipo de discriminação (seja ela por cor de pele, religião, etc).
5- Agir respeitosamente

Além disso, o docente deve ser exemplo para todos os alunos. É importante que eles saibam contê-los em caso de brigas, assim como é necessário que eles sejam capazes de transmitir ideais e valores.

Nos recreios, ou intervalos, as crianças devem perceber que estão sendo vigiadas e o professor deve intervir imediatamente no começo de uma ação agressiva de um companheiro contra outro.

Portanto, para evitar a violência na escola deve-se trabalhar conjuntamente e criar entre todos - os adultos e crianças - um ambiente são, no qual prevaleça o respeito, o afeto e a liberdade de expressão.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário