segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dicas rápidas de defesa pessoal


Com o aumento diário da violência e de novas formas de abordagem a vitimas, conhecer algumas técnicas de defesa pessoal pode ser o diferencial para se evitar um assalto ou problema do gênero. Confira algumas dicas: 


- Os ladrões, na rua, antes de agir, escolhem instintivamente as suas vitimas, pessoas que lhes pareçam alvo-fácil. Portanto, mude a sua postura, caminhe confiante e de queixo erguido, mostre que tem segurança em si mesmo e nunca exiba sinais de riqueza (jóias, relógios, carteira...). 

- Muitas vezes eles tentam usar a distração contra a vítima. Se você notar que dois indivíduos vem em sua direção, um deles chega ao seu lado e o outro lhe pergunta alguma coisa, como horas ou determinado caminho para chegar a algum lugar, isso é uma distração. Pode ser que não seja uma situação de perigo, mas fique sempre atento.

- Nunca olhe a pessoa nos olhos, porque assim você perde o campo de visão dos membros dessa pessoa. Olhe para o peito da pessoa, assim você terá um ângulo de visão maior, podendo ver se ela mexe os braços ou pernas numa postura de ataque.

-Caso esteja em duas ou mais pessoas, nunca dê as costas para nenhuma delas. Fique sempre distante e vendo os indivíduos ao mesmo tempo, assim evitará um ataque ou ação pelas costas.

- Geralmente as pessoas caminham com as duas mãos no bolso, sendo raro ter uma só mão no bolso. Se você ver uma pessoa vindo em sua direção com uma mão de fora e outra no bolso, ela poderá estar escondendo algo, portante, fique atento e tente manter distância, entrando em algum estabelecimento comercial ou chamando um policial. 

- Se você estiver em uma cidade que não conhece bem, nunca caminhe por lugares sem iluminação ou suspeitos. Tente encontrar um policial para lhe informar o melhor caminho para chegar ao seu destino. 

- No seu bairro, evite seguir sempre pelo mesmo caminho, pois isso se caracteriza como uma rotina, facilitando a ação de bandidos que possam estar lhe monitorando. Altere os caminhos e os horários de chegada em casa.

- Nunca carregue todo o seu dinheiro na carteira, apenas o necessário para suas atividades na rua. Caso seja necessário sair com uma quantidade razoável de dinheiro pela rua, distribua pelo seu corpo (um pouco no bolso da calça, um pouco no bolso da camisa, uma outra quantidade na meia), assim, caso acontecer algo, os bandidos levarão apenas uma pequena parte do seu dinheiro.

- Se usar mochila, use-a virada para a frente, assim evitará que alguém abra sua mochila e leve alguma coisa sem você perceber. 

- Não use carteira no bolso de trás das calças, mas no bolso do lado. Se for confrontado fisicamente, não resista caso note que o adversário tenha mais força ou esteja armado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário