terça-feira, 8 de maio de 2012

Conheça as pragas que assolam a internet e proteja-se delas






O Malware

A palavra Malware vem de uma combinação de duas palavras em inglês: malicius e software, e são nada menos do que programas maliciosos. Estes programas são elaborados para invadir seu computador e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços, etc.

O termo Malware engloba qualquer programa invasivo que execute ações sem o conhecimento do proprietário do computador. Os malware se aproveitam de brechas na segurança de nossos computadores para se instalarem em nossas máquinas. E a falha mais explorada é a sua curiosidade. Afinal, já está mais que comprovado que a maior parte de infecções por vírus no Brasil vem por acessos a sites infectados, sendo que a maior parte deles se resumem a site com conteúdo para adultos. Outra grande causa de infecção e com certeza a mais comum são os links maliciosos recebidos por remetentes desconhecidos.

O Vírus

O Vírus digital é semelhante ao biológico. Ele infecta o computador e se prolifera criando várias cópias idênticas a ele. Os vírus também são capazes de contaminar outros computadores a partir do seu. Um exemplo clássico é a contaminação por pendrive. 

O Worn

O Worn (verme, em inglês) é um programa malicioso que utiliza da rede para se espalhar por outros computadores, sem a interferência humana, e é nisso que se diferenciam dos vírus.

Enquanto Vírus procuram destruir arquivos, os Worns buscam consumir banda de uma rede.

Trojan

Mais conhecidos como cavalo de tróia, os Trojans são desenvolvidos para executar uma ação indesejada. Por exemplo, você baixa um programa para seu computador e ao executar a instalação outros programas são instalados sem o seu conhecimento. O perigo é que normalmente os programas que são instalados no seu computador possibilitam que seus dados bancários, por exemplo, possam ser copiados, ou que seu computador possa ser utilizado de forma remota por outro usuário sem o seu conhecimento.

Rootkits

Os Rootkits são programas desenvolvidos para controlarem Sistemas Operacionais sem o conhecimento do usuário e sem serem detectados, tornando-se muito perigosos. Outro grande problema é que este tipo de Malware consegue se esconder de quase todos os programa de antivírus e, ainda que o programa o encontre, em alguns casos ele impede que o delete.

Spyware

Spy, em inglês, significa espião, e é esta a finalidade do Spyware. No início, apesar de invasivo ele não tinha característica maléfica, era utilizado para obter dados sobre os costumes de navegação do usuário, e de posse destes dados os autores podiam atingir o usuário com mais eficácia em suas propagandas.

Porém, passaram também a ser utilizados para roubo de informações como login e senha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário