quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dicas de ergonomia para usuários de computadores

O uso prolongado de teclado ou mouse pode levar a dores nos músculos e nervos, a menos que algumas orientações sejam seguidas. Trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial, mas é possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:


- Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

- Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

- Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso freqüente devem ser posicionados diretamente a sua frente.

- Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.

- Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário

- O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada.  Isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você, deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.

- Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou ao usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

Ritmo de Trabalho

- Trabalhe em ritmo razoável .

- Faça pausas freqüentes durante o dia. Estas pausas podem ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. Se possível, dê 1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada duas ou três horas levante-se, de uma volta e faça uma atividade alternativa.

Técnica de Trabalho

- Diminua o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxilio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas contribui bastante para reduzir o uso do mouse e de cliques.

- Altere as tarefas para não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.

- Mantenha seus dedos e articulações relaxadas enquanto digita.

- Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.

- Evite bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário

- Descanse seus olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.

Ambiente de Trabalho

- Evite perder tempo procurando coisas enquanto digita. Seus apontamentos, arquivos e telefones devem estar em lugar de fácil acesso.

- Use um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente.

- Para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.

- Quando você estiver escrevendo algo no computador, evite procurar coisas sobre o teclado ou outros materiais. Um anteparo para colocar o material a ser copiado ajudar bastante.

- Ajuste e posicione o monitor de modo que, ao olhar para ele, seu pescoço fique em posição neutra ou reta. O monitor deve ficar diretamente a sua frente. A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.

- Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.

- Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.


Estilo de Vida

- Exercícios aeróbicos ajudam a manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a tensão dos usuários de computadores

- Uso de medicamentos ou munhequeiras para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são recomendados. Se você começar a apresentar sintomas, procure mais informações e ajuda de seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário