sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas para os jovens na balada


1 - Prefira sair acompanhado.

2 - Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.

3 - Cuidado com o golpe conhecido como "boa noite, Cinderela", em que o golpista seduz a vítima e vai até a casa dela ou a um motel, onde oferece uma bebida ou alimento com sonífero. Assim que a vítima dorme, o criminoso rouba o que estiver ao seu alcance.

4 - Verifique se no ambiente que você freqüenta existe controle de acesso e saída do estabelecimento.

5 - Em locais fechados, observe se há portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.

6 - Fique atento a pessoas rondando a sua mesa. Ao se levantar, leve consigo seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido permaneça na mesa.

7 - Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise o garçom, gerente, segurança ou responsável imediato.

8 - Não saia do estabelecimento na companhia de desconhecidos.

9 - Prefira sempre casas noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens de assaltantes ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

O que fazer para se prevenir se algo acontecer fora dos estabelecimentos?

1 - Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou mesmo a carteira profissional) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2 - Jamais dirija alcoolizado. Peça ajuda à sua família ou a amigos.

3 - Se alguém estiver lhe aguardando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento, ligue 190 e aguarde a chegada da policia antes de sair.

4 - Não se aproxime de aglomerações em que as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou descontrole.

5 - Ao sair da balada evite fazer barulho ou algazarra. Respeite o sossego dos vizinhos.

6 - Se você estacionou o carro distante do estabelecimento ou vai pegar um táxi, solicite a companhia de um segurança ou funcionário da casa até o local.

7 - Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo, não reaja nem faça movimentos bruscos.

8 - Se alguém reagir num assalto, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar atrás de um anteparo qualquer e saia do local assim que for possível.

Um comentário: