terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas para dirigir na chuva com segurança


Se atualmente dirigir em um dia ensolarado já não é fácil, num dia chuvoso então, nem se fala. Seja sob forte chuva ou simplesmente com a pista molhada, ter mais cuidado e redobrar a prudência são atitudes determinantes tanto para sua segurança quanto para a dos outros ao seu redor. Por isso, quando a chuva começar a cair, atente para algumas recomendações básicas de segurança:

- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão.

- Certifique-se que os limpadores do parabrisa estejam em bom estado e funcionando corretamente. Se as lâminas estiverem quebradiços ou danificados, substitu-as antes de encarar a chuva.

- Freie mais cedo e com menos força do que você faria normalmente. Isso não só proporciona uma freagem mais segura para você, como também permite que o motorista de vem atrás perceba a redução de sua velocidade.

- Seja mais meticuloso sobre o uso das sinaleiras, para que outros motoristas saibam das suas intenções.

- Acionar o pisca alerta somente quando o veículo estiver parado.

- Mantenha a velocidade do limpador de parabrisa na intensidade do volume de água.

- Para desembaçar os vidros, use um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele acaba atrapalhando a visibilidade.

- Sempre que possível, diminua a velocidade ao passar em poças d’água. Além de dificultarem a dirigibilidade, ainda podem esconder buracos.

- Aumente a distância de segurança entre o veículo da frente, pois a probabilidade de acidente é maior.

- Fique atento ao nível de água na via. Evite trafegar caso o nível da água estiver acima da metade da roda.

- Se for o caso, pare o carro em um local seguro e espere o nível da água baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário