quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Dicas de segurança para condomínios
Muitos condôminos se irritam com medidas restritivas de acesso ao condomínio, especialmente em relação a visitantes, entregadores e prestadores de serviços. Procure encarar esses procedimentos como um mal necessário. Os bandidos se aproveitam justamente de momentos de desatenção ou desleixo na segurança para agir. Elogiar a ação dos funcionários do prédio é fundamental para o aprimoramento do trabalho.
- Os condôminos devem possuir senhas para se comunicar com o porteiro em situações de emergência.
- Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há estranhos ou suspeitos por perto.
- Contrate funcionários com referências. É fundamental oferecer treinamento aos porteiros, principalmente em relação ao manejo e funcionamento dos equipamentos de segurança.
- Nunca abra a porta do apartamento se a visita não foi anunciada pelo interfone. Por garantia, instale olho mágico nas portas de entrada.
- Oriente os funcionários a não comentar sobre a rotina do prédio e dos moradores com estranhos. O mesmo cuidado vale para as empregadas domésticas dos apartamentos. Muitas vezes, uma pequena informação transmitida ingenuamente serve de base para o planejamento de um assalto.
- Os funcionários da portaria jamais devem abandonar seu posto para prestar serviços particulares a condôminos. Também nunca devem ir até o portão para atender estranhos, possibilitando imobilização por arma de fogo. Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.
- O morador sempre deve ser consultado, para permitir a entrada de visitantes.
- No caso de entrega de encomenda, o morador deve comparecer à portaria.
- Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, mantenha as entradas do edifício fechadas.
- Antes de abrir o portão da garagem, deve-se identificar quem está no veículo. Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão, após verificar se não há suspeitos próximos.
- Instalar equipamentos e dispositivos eletrônicos de segurança é um investimento indispensável na luta contra a violência. Procure empresas especializadas que façam uma análise de risco do imóvel, considerando as necessidades de segurança do condomínio. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), devem ser levados em conta os recursos técnicos a serem utilizados (alarmes, circuito fechado de TV, controles de acesso) e a infra-estrutura do local . Nunca é demais lembrar que todo sistema eletrônico deve pertencer a um plano integrado de segurança (equipamento, treinamento, normas de conduta, rotinas, etc.)
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Sete soluções de segurança que as empresas devem adotar a curto prazo
Há muito tempo a segurança da informação faz parte de planos estratégicos das empresas. Os CIOs, preocupados com o assunto, buscam as melhores práticas no mercado para a proteção das informações, porém, é possível observar ainda que muitas companhias não saíram do âmbito da segurança perimetral.
Embora o cenário seja esse, o mercado começa a despertar para a segurança como questão primordial para agregar valor aos negócios. A preocupação se volta agora para soluções avançadas, com foco na segurança interna e nos processos de negócios. Aquelas que apresentarem eficiência e melhor gestão da segurança despontarão no mercado.
De uma maneira geral, as tendências apontam para uma demanda crescente de empresas no esforço de garantir a segurança e integridade das informações. Ainda segundo Goyn, além de uma política de segurança interna, com base em comportamento de usuários e normas de acesso a dados, as companhias devem se munir de soluções tecnológicas. O mercado brasileiro já conta com tecnologias de ponta para esses fins. Nelas é possível encontrar um bom retorno sobre o investimento.
Para auxiliar as empresas e CIOs na busca por tecnologias de prevenção, confira uma lista de 7 tecnologias que, se ainda não foram adotas pelas empresas, deverão ser adquiridas em breve:
1 - IDM - Identity Management ou Gestão de Identidade, solução para acompanhamento e gerenciamento do perfis e de usuários internos ou externos para acesso a sistemas e recursos de uma empresa.
2 - DLP - Data Loss Prevention (Prevenção de perda de dados) - Solução que possibilita que as organizações detectem e classifiquem os dados confidenciais a fim de prevenir e proteger perda acidental ou mal intencionada de informações críticas.
3 – SIEM - Security Information and Event Management (Gerenciamento de eventos e informações de segurança) - Solução com a finalidade de coletar e prover análise, em tempo real, de alertas de segurança gerados.
4 – GRC - Governança, Risco e Conformidade - Solução que consiste na integração das áreas de conhecimento de Gestão de Risco, Governança e práticas de auditoria e controle.
5 - Firewall de Aplicação/ Banco de dados - Solução com inspeção profunda de pacotes, analisando requisições e respostas na camada de aplicação.
6 - HSM (Hardware Security Module) dedicado à função de repositório seguro de chaves de segurança provendo assim uma plataforma para serviços de criptografia, como assinatura digital e encriptação. Essa integração nativa torna o processamento das informações muito mais rápido e seguro.
7 - Autenticação por novos dispositivos, como é o caso dos Tokens ópticos geradores de chave de segurança, cartão de segurança, tabela de senhas, dispositivo de senha eletrônicas etc.
Essas tecnologias são hoje o que podemos considerar de mais moderno no ramo de segurança. A principal dica é olhar para dentro da sua empresa, verificar o que está em prática e adotar as soluções pendentes. Muitas vezes, nossos dados já estão sendo espionados e não nos damos conta, quanto mais nos adiantarmos aos ataques menos problemas teremos no futuro.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Dicas de segurança nas estradas para este final de semana
O final de semana está chegando e muita gente vai pegar a estrada para viajar. Pensando nisso, o Grupo Zanardo fez uma lista com algumas dicas fundamentais para garantir uma viagem tranquila e sem sustos.
Freadas
- Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.
- Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.
Viagens longas
- Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.
- Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.
- Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.
- Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.
- Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.
Acidentes
- Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.
- Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima (Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia, etc.)
- Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.
- Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.
Ultrapassagens
- Nunca ultrapasse pela pista da direita.
- Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.
- Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer a ultrapassagem.
- Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.
Dirigindo na chuva
- Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.
- Reduza a velocidade a um limite seguro.
- Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.
- Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
- Evite freadas fortes.
- Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.
Animais na pista
- Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.
- Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.
Viajando com crianças
- Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.
- Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.
- As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
- Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.
- Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.
Cinto de segurança
- A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.
- Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.
- Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Dicas para viajar com segurança nas férias
Checar o carro antes de viajar é muito importante, e ignorar isso pode pode transformar férias/feriados em um verdadeiro pesadelo. Por isso é importante observar alguns pontos que destacamos aqui.
Revise todos os fluidos vitais do carro, tais como óleo do motor, água do radiador, nível de óleo da direção hidráulica e até mesmo a água dos limpadores do para-brisas. Dentre estes, é importante prestar uma atenção especial em relação ao óleo do motor, afinal ele é o responsável por diversas peças do carro. O óleo deve ser substituído entre 5.000 e 10.000 quilômetros, dependendo das especificações do fabricante, ou pelo menos uma vez por ano.
Também é muito importante verificar o nível do fluido do freio, que deve ser substituído a cada dois anos ou 30 mil quilômetros. Avaliar a o estado das palhetas do para-brisa pode parecer bobagem, mas também é necessário.
Uma dica é manter uma garrafa de água no porta-malas do veículo. Em caso de aquecimento, por exemplo, esta pode ser muito útil para resfriar o motor até que se chegue em um posto de gasolina ou um local seguro. Importante: não abra a tampa do radiador até que o veículo tenha esfriado completamente, porque o fluido quente pode espirrar e causar queimaduras graves.
Prepare um kit de emergência para levá-lo também no porta-malas. Ele deve conter: kit de primeiros socorros, cabos para fazer chupeta na em caso de a bateria descarregar, uma lanterna, pilhas novas, ferramentas básicas, fita adesiva e luvas.
Ao longo do tempo, a sujeira, insetos, folhas e outros detritos podem se acumular na frente do radiador do veículo e interferir no sistema de arrefecimento. É importante limpar a grade do radiador ao lavar seu veículo para evitar este tipo de problemas.
Antes de "cair na estrada", procure uma oficina ou concessionária para fazer alinhamento e balanceamento do veículo, além de avaliar o estado da suspensão. É bom ficar atento ainda aos estado dos pneus para garantir um bom passeio.
Verifique a pressão e o desgaste dos pneus, inclusive do estepe. Excesso ou falta de pressão dos pneus pode causar desgaste irregular e afetar o consumo de combustível do veículo. Para encontrar o justo equilíbrio da pressão dos pneus, nada melhor do que ter o manual do proprietário.
Antes de pegar a estrada é bom verificar a carga de peso máximo para ter certeza de que não carrega excesso de peso, afinal isso força o motor a trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.
Verifique se há alguma lâmpada queimada (neste caso deve ser substituída) e se os faróis não estão desalinhados. Isso pode reduzir o alcance visual em mais de 20 metros. A verificação inclui faróis e lanternas.
Inspecione visualmente as correias, tubos e mangueiras e substituir aqueles que podem ser danificados ou com fugas. Verifique se todos os cintos de segurança funcionem corretamente, e que nenhum esteja bloqueado. Acima de tudo, é importante que falar com pessoas qualificadas para fazer uma revisão completa e afastar qualquer possibilidade de aborrecimento.
Revise todos os fluidos vitais do carro, tais como óleo do motor, água do radiador, nível de óleo da direção hidráulica e até mesmo a água dos limpadores do para-brisas. Dentre estes, é importante prestar uma atenção especial em relação ao óleo do motor, afinal ele é o responsável por diversas peças do carro. O óleo deve ser substituído entre 5.000 e 10.000 quilômetros, dependendo das especificações do fabricante, ou pelo menos uma vez por ano.
Também é muito importante verificar o nível do fluido do freio, que deve ser substituído a cada dois anos ou 30 mil quilômetros. Avaliar a o estado das palhetas do para-brisa pode parecer bobagem, mas também é necessário.
Uma dica é manter uma garrafa de água no porta-malas do veículo. Em caso de aquecimento, por exemplo, esta pode ser muito útil para resfriar o motor até que se chegue em um posto de gasolina ou um local seguro. Importante: não abra a tampa do radiador até que o veículo tenha esfriado completamente, porque o fluido quente pode espirrar e causar queimaduras graves.
Prepare um kit de emergência para levá-lo também no porta-malas. Ele deve conter: kit de primeiros socorros, cabos para fazer chupeta na em caso de a bateria descarregar, uma lanterna, pilhas novas, ferramentas básicas, fita adesiva e luvas.
Ao longo do tempo, a sujeira, insetos, folhas e outros detritos podem se acumular na frente do radiador do veículo e interferir no sistema de arrefecimento. É importante limpar a grade do radiador ao lavar seu veículo para evitar este tipo de problemas.
Antes de "cair na estrada", procure uma oficina ou concessionária para fazer alinhamento e balanceamento do veículo, além de avaliar o estado da suspensão. É bom ficar atento ainda aos estado dos pneus para garantir um bom passeio.
Verifique a pressão e o desgaste dos pneus, inclusive do estepe. Excesso ou falta de pressão dos pneus pode causar desgaste irregular e afetar o consumo de combustível do veículo. Para encontrar o justo equilíbrio da pressão dos pneus, nada melhor do que ter o manual do proprietário.
Antes de pegar a estrada é bom verificar a carga de peso máximo para ter certeza de que não carrega excesso de peso, afinal isso força o motor a trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.
Verifique se há alguma lâmpada queimada (neste caso deve ser substituída) e se os faróis não estão desalinhados. Isso pode reduzir o alcance visual em mais de 20 metros. A verificação inclui faróis e lanternas.
Inspecione visualmente as correias, tubos e mangueiras e substituir aqueles que podem ser danificados ou com fugas. Verifique se todos os cintos de segurança funcionem corretamente, e que nenhum esteja bloqueado. Acima de tudo, é importante que falar com pessoas qualificadas para fazer uma revisão completa e afastar qualquer possibilidade de aborrecimento.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Cuide bem da segurança de sua casa
Algumas das providências que a polícia recomenda aos moradores de casas para dificultar a ação de ladrões são bastante simples e custam pouco:
- Janelas e basculantes devem ser protegidos com grades sólidas, preferencialmente instaladas internamente.
- Janelas que possam ser alcançadas com uso de escadas ou quaisquer outros instrumentos de escalada merecem um cuidado especial.
- Caso o morador não disponha de recursos mais sofisticados, a polícia aconselha o uso de obstáculos internos para impedir a entrada de invasores.
- Aparatos que façam barulho quando as portas e janelas são forçadas inibem a ação de ladrões.
- Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.
- Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente.
- Para travar vidros basculantes (os vitrôs), prenda a manopla à haste de acionamento com um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.
- Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos.
- Acostume-se a trancar sempre as entradas, ladrões aproveitam-se de descuidos.
- Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa.
- Durante a noite ou quando estiver ausente, mantenha essa dependência isolada com as portas intermediárias trancadas.
- Para impedir a abertura de portas, coloque obstáculos internamente.
- Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída.
- Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre às 14 e 18h.
- Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.
- Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel.
- Evite obras de arte, decorações de jardim e outros objetos que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.
- Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que deve ser cravada em armação de concreto armado.
- Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.
- Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.
Empregados
- Prefira contratar empregados com referências que possam ser confirmadas com facilidade.
- Caso residam fora do emprego, verifique o endereço antes de empregá-los.
- Se tiver dúvida, consulte a Polícia Civil.
- Estranhos no quintal podem usar os empregados para ganhar o interior da casa.
- Procure isolar os dormitórios do restante do imóvel.
- Além disso, não confie à empregada todas as chaves da casa, e sim, somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.
Cofres
- Não guarde objetos valiosos em casa, mantenha-os em cofres particulares de agências bancárias.
- Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização e não se esqueça de fazer um seguro.
- Se possível, divida os valores em mais de um cofre, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.
Cães
- Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes.
- Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.
Vizinhos
- Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo.
- A solidariedade é importante nos momentos de perigo.
- Janelas e basculantes devem ser protegidos com grades sólidas, preferencialmente instaladas internamente.
- Janelas que possam ser alcançadas com uso de escadas ou quaisquer outros instrumentos de escalada merecem um cuidado especial.
- Caso o morador não disponha de recursos mais sofisticados, a polícia aconselha o uso de obstáculos internos para impedir a entrada de invasores.
- Aparatos que façam barulho quando as portas e janelas são forçadas inibem a ação de ladrões.
- Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.
- Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente.
- Para travar vidros basculantes (os vitrôs), prenda a manopla à haste de acionamento com um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.
- Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos.
- Acostume-se a trancar sempre as entradas, ladrões aproveitam-se de descuidos.
- Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa.
- Durante a noite ou quando estiver ausente, mantenha essa dependência isolada com as portas intermediárias trancadas.
- Para impedir a abertura de portas, coloque obstáculos internamente.
- Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída.
- Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre às 14 e 18h.
- Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.
- Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel.
- Evite obras de arte, decorações de jardim e outros objetos que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.
- Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que deve ser cravada em armação de concreto armado.
- Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.
- Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.
Empregados
- Prefira contratar empregados com referências que possam ser confirmadas com facilidade.
- Caso residam fora do emprego, verifique o endereço antes de empregá-los.
- Se tiver dúvida, consulte a Polícia Civil.
- Estranhos no quintal podem usar os empregados para ganhar o interior da casa.
- Procure isolar os dormitórios do restante do imóvel.
- Além disso, não confie à empregada todas as chaves da casa, e sim, somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.
Cofres
- Não guarde objetos valiosos em casa, mantenha-os em cofres particulares de agências bancárias.
- Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização e não se esqueça de fazer um seguro.
- Se possível, divida os valores em mais de um cofre, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.
Cães
- Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes.
- Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.
Vizinhos
- Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo.
- A solidariedade é importante nos momentos de perigo.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Dicas de segurança no trânsito
- Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.
- Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus mais vazios gastam mais gasolina, mas aumentam a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.
- Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na mala! melhora a estabilidade.
- Nunca use os freios em curvas, prefira a redução ou freio motor.
- Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate atrás sempre está legalmente sem razão.
- Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.
- Faróis ligados, seja dia ou noite, cidade ou estrada, garante a visibilidade e a segurança.
- A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
- Não espere as velas de ignição e o filtro de álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los. São baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
- Sempre tenha uma maleta de ferramentas, lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade ou estrada.
- Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a maioria dos motoristas se arrepende depois. Nos outros vidros não há problema.
- Sempre colocar água do radiador com o carro frio.
- Crianças só no banco de trás, principalmente de 10 anos para baixo.
- O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes.
- Cuidado com o farol alto no rosto dos motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de frente em você.
- Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
- O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.
- O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona de eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
- Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
- Em veículos equipados com os modernos freios ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.
- Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.
- Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
- Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular.
Assinar:
Postagens (Atom)