quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Dicas de segurança no trânsito
- Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.
- Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus mais vazios gastam mais gasolina, mas aumentam a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.
- Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na mala! melhora a estabilidade.
- Nunca use os freios em curvas, prefira a redução ou freio motor.
- Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate atrás sempre está legalmente sem razão.
- Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.
- Faróis ligados, seja dia ou noite, cidade ou estrada, garante a visibilidade e a segurança.
- A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
- Não espere as velas de ignição e o filtro de álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los. São baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
- Sempre tenha uma maleta de ferramentas, lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade ou estrada.
- Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a maioria dos motoristas se arrepende depois. Nos outros vidros não há problema.
- Sempre colocar água do radiador com o carro frio.
- Crianças só no banco de trás, principalmente de 10 anos para baixo.
- O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes.
- Cuidado com o farol alto no rosto dos motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de frente em você.
- Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
- O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.
- O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona de eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
- Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
- Em veículos equipados com os modernos freios ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.
- Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.
- Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
- Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário