terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Etiqueta nas redes sociais


As empresas já se deram conta do poder das redes sociais, afinal, Twitter, Facebook, Orkut, entre outras, já fazem parte do dia-a-dia de muitos consumidores. Através dessas ferramentas, as organizações conseguem ter uma ideia de como está a exposição da própria marca no mercado e o que ainda falta para atrair seus consumidores, através do mapeamento de tendências e comportamentos.

Ao mesmo tempo, as redes são uma espécie de vitrine virtual para o mundo corporativo. Quem está em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho pode ampliar o seu networking através de redes específicas, entre elas a LinkedIn, uma das primeiras a trazer pessoas interessadas em carreira que ainda se mantém como a mais procurado pela maioria dos usuários da rede.

Mas toda a sua exposição tem seus riscos, tanto para empresas como para profissionais, e alguns cuidados devem ser tomados dentro do espaço virtual. Afinal, nele estão presentes não só amigos e familiares como gestores, chefes, políticos, jornalistas e colegas de trabalho.

Portanto, confira algumas dicas e mantenha o bom senso ao utilizar estas redes.

Critério na hora de repassar informações

Um dos muitos benefícios que a internet proporciona é a facilidade para reprodução de conteúdos. As informações devem ser verificadas e a fonte deve ter credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. 

Falar dos colegas, chefes ou da empresa, nem pensar

Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que ele esteja bloqueado. 

Cuidado extra para quem ocupa uma posição de destaque

Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas páginas pessoais, inevitavelmente serão alvos de críticas e especulações pelos leitores. 

Não emitir opinião pessoal no perfil corporativo

Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Inclusive pode ser motivo para uma demissão por justa causa.

Fonte: Vila MEulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário