domingo, 11 de agosto de 2013

Copa do Mundo deve empregar 50 mil seguranças

Com a proximidade dos eventos esportivos programados para os próximos anos, o Brasil terá ótimas oportunidades para os profissionais da segurança privada. Estima-se que esses eventos irão criar até 50.000 vagas diretas para vigilantes, que ficarão responsáveis pela segurança dos complexos das arenas onde ocorrerão os jogos Copa do Mundo de Futebol no Brasil.


Com a intenção de cobrir essa demanda, a Coordenação Geral de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal afirmou que será criado um curso específico para capacitar vigilantes, supervisores e gestores que desejarem trabalhar no Mundial. Esse curso, chamado “Curso de Extensão em Grandes Eventos”, deverá ser oferecido pelas escolas de formação de vigilantes.

Os vigilantes privados terão um papel fundamental na segurança da Copa do Mundo de 2014. Serão eles os primeiros responsáveis pela proteção de atletas e torcedores nas arenas do Mundial, nos centros de treinamentos de seleções e nos hotéis credenciados pela FIFA.

Isso significará um grande aumento nas oportunidades de trabalho, proporcional as exigências. Esses vigilantes que atuarão nos mundiais serão chamados de STWEARDS (mordomo, em uma tradução livre), justamente para enfatizar o foco no atendimento educado ao publico dos estádios.

Todos que quiserem trabalhar no Mundial, assim como nas Olimpíadas de 2016, terão de passar por um curso específico sobre segurança de megaeventos esportivos, que está sendo estruturado pela Polícia Federal (PF). No curso, os seguranças terão aulas sobre como lidar com grandes públicos e o que fazer para proteger multidões.

Também terão instruções sobre como trabalhar em conjunto com as forças oficiais de segurança para que toda a ação esteja coordenada entre todos os envolvidos.

O curso para segurança em megaeventos terá cerca de 50 horas-aulas e será ministrado em centros de formação habilitados pela PF.

Sandra Trombeta, gerente da Academia de Formação de Vigilantes do Grupo Segurança, esteve no Seminário Geral de Segurança para a Copa do Mundo, nos dias 10 e 11 de outubro/2012 em Porto Alegre, onde coletou essas informações, buscando o preparo da Academia para preparar esses profissionais de segurança.

Um comentário:

  1. eu sou vigilante mais no momento eu nao estou trabalhando na area de segurança privada , eu teria alguma chance ??????

    ResponderExcluir