segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cuidados na contratação de terceirizadoras




- Certifique-se de que a empresa não paga menos do que o piso da categoria aos funcionários. Isso pode evitar problemas na Justiça, uma vez que o condomínio pode ser co-responsável no caso de uma ação trabalhista. 
- Ao cotar, desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado.
- Peça que a empresa apresente uma planilha aberta de custos para verificar o salário dos funcionários.
- Tome cuidado com empresas nas quais a rotatividade dos funcionários é muito grande. Isso é indício de salários baixos e de má-qualificação da mão-de-obra.
- Certifique-se de que a empresa dispõe de plantonistas para substituir funcionários faltosos. Se o problema de faltas se agravar pode ser o caso de rescindir o contrato.
- Exija da empresa contratada um seguro contra acidentes de trabalho ou reclamações trabalhistas.
- Muito cuidado com o contrato de terceirização, especialmente em relação às cláusulas que tratam da situação trabalhista dos funcionários. 

Empresas de segurança

- É recomendável, mas não obrigatório, que vigias tenham treinamento específico para trabalhar em condomínios.
- Exija reciclagem periódica e avaliação psicológica dos vigias, mesmo os desarmados.
- No caso da contratação de vigilantes armados, eles precisam ser habilitados pela Polícia Federal.
- Empresas que fornecem mão-de-obra de vigias armados também precisam estar habilitadas pela Polícia Federal.
- No caso de contratação de serviços de monitoramento, o principal cuidado é detalhar todos os equipamentos em contrato, bem como a sua utilização, reparos e seguro contra acidentes.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como ser mais produtivo no trabalho?


Produzir é alcançar tudo aquilo a que nos propomos, de uma forma inteligente, ou seja, com um gasto de energia compatível ou equilibrado ao que você recebe da sua realização. Vejamos um exemplo simples, mas que diz muito. Se você saiu de férias, ou simplesmente se ausentou no fim de semana, com o propósito de descansar, e não o fez, o seu tempo não foi produtivo - em outras palavras, você não produziu aquilo que buscou.

Por isso, ao lidar com toda a parafernália eletrônica disponível nos dias atuais, desde celulares ou e-mails, passando pelos tablets, com vários aplicativos, é importante observar as seguintes dicas e truques para se manter produtivo todos os dias.

1 - Pare uma vez por semana e feche para balanço. Aqui, você faz a reunião com a pessoa mais importante do planeta: você mesmo. Consulte a agenda da semana que passou, olhe para as que se aproximam, limpe sua caixa de entrada e a cabeça. Pare, respire, se organize. Se você fizer isso perto do final de semana, melhor.

2 - Elabore a sua semana a partir do item anterior e daí "crie" seus dias. Siga a sua agenda até onde for possível. Veja onde estão os furos a cada semana e pare novamente no final de cada período para a sua avaliação (repita isso durante 10 a 12 semanas). Você vai ficar craque em perceber que algumas semanas são melhores que outras e se dar conta de porque isso ocorreu.

3 - Procure respirar entre um desconforto e outro - eles existem e fazem a gente se movimentar. Respirando entre eles você desenvolve uma capacidade de enfrentá-los melhor.

4 - Procure fazer uma coisa de cada vez; embora seja quase pedir demais nos dias de hoje, acredite, é possível e funciona! Experimente.

5 - Esvazie a sua cabeça constantemente. Monte um sistema no qual você consiga administrar tudo isso que você colocou para fora para, a partir daí, começar a usufruir dos benefícios.

6 - Quando se pegar reclamando com você mesmo, em relação aos outros, nunca esqueça que você faz parte de um sistema e que, assim como você, todos estão querendo fazer o melhor possível. As habilidades de cada um, entretanto, são diferentes e por isso os ritmos também; respeite aos outros assim como você respeita a si mesmo.

7 - Ainda sob o olhar sistêmico, lembre-se de fazer a sua parte e somente a sua parte. Ok, um pouco a mais pode ser, mas só um pouco a mais. Tenha sempre em mente que, se cada um fizer o seu, as coisas se equilibram. Não queira se achar melhor que os outros e carregar o mundo nas costas.

8 - As pessoas mais eficientes são aquelas que aplicam os melhores truques (não aqueles que enganam os outros ou a si mesmo). Tente driblar sua cabeça deixando-a sem saída para que você não corra perigo de se auto-sabotar. Somos mestres nisso, crie um antídoto, isto é, um truque ou truques. As crianças são as mais criativas nesse sentido: costumam arrancar o que querem dos adultos dessa forma.

9 - O milagre na era de Cristo era andar sobre as águas; hoje, é andar na terra "presente". Ser produtivo é uma questão de presença, de conseguir estar presente naquilo que fazemos. Aqui, novamente vale a dica: pare, respire, descanse. Faça isso a cada 90 ou 120 minutos. Assim como tudo na vida, é preciso que a gente também se desligue. Esse desafio é uma verdadeira arte e reside na sua capacidade de plugar e desplugar, o que aumentará significativamente a sua produtividade. 

10 - Negociação é uma palavra chave. Por isso, recomendamos um inventário constante e atualizado da sua agenda e pendências, pois um acordo rompido e negociado é bem diferente de um acordo rompido e ignorado. Não ignore os seus compromissos, principalmente aqueles que fizer consigo mesmo. Quando não puder cumprir, negocie.

Fonte: Revista Melhor

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dicas de segurança na escola: Ensine seu filho a se cuidar



O ambiente escolar, apesar de todo o monitoramento e atenção que recebe, muitas vezes é alvo de bandidos, que buscam nas crianças alguma forma para tirar vantagem, principalmente com pedidos de recompensas através de sequestros, ou apenas para prejudicar de alguma forma a família e também os menores de idade, além de outros perigos. Separamos algumas dicas para deixar as crianças ainda mais protegidas.

- Conheça o horário escolar de seus filhos

- Conheça os percursos que o seu filho utiliza para ir e voltar da escola 

- Conheça os nomes e contatos dos colegas e amigos de seus filhos 

- Conheça os locais onde o seu filho costuma brincar 

- Se for levar as crianças para escola em seu carro, não deixe elas atravessarem a rua sozinhas: se tiver espaço, pare junto à entrada da escola; se não, atravesse a rua com as crianças 

- Ensine seu filho a atravessar a rua corretamente, pela faixa de segurança. Se não houver faixa no local, ensine-as a olhar para os dois lados da rua antes de atravessar

- Explique os sinais de trânsito para seu filho, e nunca atravesse a rua com ele quando o sinal estiver fechado, pois ele pode tomar como exemplo quando estiver sozinho.

-  Ensine seu filho a não aceitar carona de estranhos 

- Instrua seu filho para nunca mostrar quantias de dinheiro quando estiver no meio de estranhos

- Faça seu filho utilizar sempre o mesmo caminho de ida e volta da escola para casa, de preferência aqueles que mostram ser mais seguros

- Se seu filho utiliza transporte público, diga a ele para deixar seu dinheiro muito bem escondido nos bolsos ou mochila

- Não deixe seu filho brincar em locais com pouca movimentação de pessoas ou com trânsito de pessoas suspeitas 

- Mostre para seu filho a importância de ele avisar os pais quando qualquer estranho tentar lhe oferecer algo, ou se fizer qualquer outro tipo de oferta

- Em caso de algum tipo de agressão ou crime, instrua seu filho a gritar, assim ele chamará atenção de outras pessoas 

- Caso a escola do seu filho possua policiais nos horários de saída, procure conhecê-lo e conversar com ele, buscando se não acontece nada de anormal no final da aula.