sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas de segurança em rios, lagos e cachoeiras


Com o aumento da temperatura, quem não tem piscina em casa ou não é sócio de um clube, por exemplo, procura os ambientes naturais para se refrescar, e as principais opções são os rios e cachoeiras. Porém, muita gente desconhece os perigos que pode enfrentar ao se banhar nesses locais: nas cachoeiras, as trombas d´água podem causar acidentes fatais, em rios e lagoas, a profundidade pode ser a armadilha. Outro fator que deve ser levado em consideração é a ausência de salva vidas. Confira algumas dicas para evitar acidentes (muitas vezes fatais) ao se banhar em rios, lagos e cachoeiras.


1. Nunca se jogue na água sem conhecer o lugar. Nesse caso, além de não conhecer a profundidade, as águas de um rio ou lago podem ocultar troncos, pedras ou cacos de vidro.

2. Nunca nade sozinho. Um amigo pode salvar sua vida.

3. Espere pelo menos uma hora e meia, depois da refeição, antes de nadar. Uma congestão pode ser fatal dentro da água.

4. Não é prudente nadar próximo do horário que antecede à refeição seguinte. Um nadador com fome se cansa mais rapidamente.

5. Não entre em água profunda imediatamente depois de uma brincadeira ou jogo. Você pode estar muito cansado.

6. Antes de pular na água, molhe o corpo ligeiramente.

7. Se sentir frio, não insista em ficar na água. Câimbras são responsáveis por muitos afogamentos.

8. Nadar a noite é muito perigoso. Mesmo havendo gente por perto, ninguém poderá ver se houver problemas, e, mesmo que o vejam, o resgate pode ser difícil.

9. Não se deve nadar em lugares perigosos, como em corredeiras ou onde haja troncos e outros objetos flutuando.

10. Crianças pequenas nunca devem estar na água sem a presença de adultos.

11. Cuidado com as boias de câmaras de ar ou outros objetos infláveis. Além de poder ser carregados por uma correnteza ou vento (mesmo um vento fraco) para longe, transmitem uma falsa segurança que pode levar a excessos perigosos.

12. Jamais finja que está se afogando. 

13. Evite mergulhar em águas muito rasas. 

14. Se estiver liderando um grupo, mantenha sempre alguém na margem, vigiando para detectar qualquer irregularidade. Se possível, tenha salva-vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário