terça-feira, 18 de setembro de 2012

A segurança na Copa do Mundo no Brasil

A partir do ano que vem o Brasil vai experimentar um novo modelo de segurança para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.



A parte interna dos estádios, além de um perímetro a ser delimitado pela Fifa, ficará a cargo de uma empresa de guarda particular. Com isso, as forças de defesa pública só vão intervir em caso de grave tumulto ou para a manutenção da ordem pública. A terceirização da segurança já é adotada na Inglaterra, e a tendência é que mais de 50 mil profissionais sejam contratados para cuidar dos locais de jogo das 12 cidades-sede, campos de treinamento, além do deslocamento das autoridades e das seleções. 

De acordo com documento publicado no Diário Oficial da União, caberá às Polícias Militares e Civil a fiscalização fora dos estádios, nas ruas no entorno das arenas, nos aeroportos, portos, ruas e avenidas das cidades-sede e municípios vizinhos, que devem ser destinos turístico e locais de hospedagem e treino das delegações. 

Para isso, serão investidos até 2014 R$ 1,17 bilhão em segurança pública. A receita tem de ser investida, por exemplo, na compra de scanners móveis e portáteis usados no combate ao transporte de materiais ilícitos pela Receita Federal e os veículos aéreos não tripulados, que atuarão na proteção das fronteiras, fornecendo imagens. 

A previsão é de que, do valor total, R$ 714 milhões sejam liberados até o fim deste ano. Toda a ação e a aplicação da verba será coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ). O departamento foi criado em agosto do ano passado para planejar a defesa pública na Copa das Confederações e no Mundial. A instituição reúne membros de todos os órgãos de segurança federal e estadual e quer realizar uma ação integrada no país inteiro. Segundo o documento publicado no Diário Oficial, essa é a maior dificuldade no momento.

" Essa grande comissão, dividida em 15 áreas temáticas, está escrevendo o plano operacional que será posto em prática na Copa do Mundo em cada cidade sede. Tudo está indo de acordo com o programado e em breve esse plano estará pronto. Aí, começaremos a simular e treinar esse planejamento" , explicou o secretário Valdinho Caetano durante a realização da última reunião entre os estados, em Brasília.

As equipes terão de trabalhar em conjunto, como fazem no Carnaval, Réveillon, Rock in Rio e Festival de Verão em unidades integradas de comando e cooperação, que serão criadas e instaladas nos estádios e locais das competições - algumas serão móveis. Toda a infraestrutura montada ficará de legado para o Brasil. Nessa união também está inclusa a interligação dos bancos de dados dos estados, que ainda não se comunicam. Atualmente, apenas a Polícia Federal tem acesso ao sistema chamado 124/7, da Interpol, capaz de centralizar informações de criminosos de 188 países. O banco de dados será consultado pelo Ministério das Relações Exteriores antes da concessão dos vistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário