quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Organizar a segurança de uma empresa é um ótimo investimento


Uma das grandes dificuldades enfrentadas por profissionais de segurança de todo o mundo é convencer o empresário ou dirigente de uma instituição de que empregar dinheiro em Segurança se constitui em um investimento, e não em gasto.


Importância da segurança

De forma geral, pode-se dizer que uma organização empresarial é capaz de proporcionar, entre outros, os seguintes benefícios à comunidade:

- Geração de empregos diretos e indiretos.

- Desenvolvimento tecnológico.

- Crescimento do comércio local, em razão do aumento do poder aquisitivo a população.

- Investimento em atividades esportivas.

- Apoio a iniciativas comunitárias.

- Incentivo à cultura.

- Aquecimento da economia, de forma geral, gerando maiores e melhores perspectivas de consumo.

Nesse sentido, para que a empresa venha a ter uma segurança efetiva e satisfatória é necessário eliminar todo empirismo e improvisação.

A atividade de segurança tem o mesmo grau de importância, dentro da empresa, do que as demais atividades, como produção, marketing, contabilidade, finanças e administração.

Assim, é importante que a empresa dispense à área de segurança os mesmos cuidados que dispensa a outras áreas. E o primeiro passo para isso é criar uma gerência ou diretoria de segurança, colocando como responsável por ela um profissional qualificado e habitado.

Nos países desenvolvidos, a segurança desempenha um papel de maior importância na vida das organizações empresariais.

Central de segurança

É necessário também que a empresa organize e mantenha uma Central de Segurança, ou seja, um local onde devem estar centralizados todos os serviços de segurança.

Essa central deverá ser dirigida pelo gerente de segurança, e deve possuir os seguintes recursos:

- Monitoramento eletrônico de todas as áreas e dependências da empresa, através de alarmes, sensores e circuito fechado de TV.

- Controle das tubulações de água, ar condicionado, centrais de energia elétrica e elevadores.

- Controle do som ambiente com canal exclusivo de penetração, para avisos sobre incêndios, emergências e situações de crimes ou violências.

- Central de radiocomunicação, envolvendo o pessoal de segurança e todas as áreas da empresa.

- Linhas exclusivas de telefone, independentes da central telefônica e de telefonistas.

- Burocracia interna da gerência de segurança.

- Pessoal de segurança.

E para que todo esse sistema de segurança funcione adequadamente, cumprindo, assim, sua função, que é proporcionar segurança ao ambiente empresarial, é necessário organizar adequadamente a equipe que irá operá-lo.

O tamanho e complexidade da equipe de segurança vão depender diretamente do porte da empresa. No entanto, o ideal é que seja constituída da seguinte forma:

- Presidente ou Diretor Geral: é o responsável direto pelo comando da empresa. A ele está subordinada a gerência ou diretoria de segurança.

- Gerente ou Diretor de Segurança: é o responsável absoluto por toda a área de segurança dentro da empresa. Reporta-se apenas à presidência ou à direção geral.

- Supervisor de Segurança: é o responsável pelos turnos de trabalho na área de segurança, que deve ser desenvolvida durante as 24 horas do dia.

- Vigilante: trabalha nos mais variados ambientes, como recepção, garagem, corredores e em outras instalações da empresa.

- Pessoal de Apoio: constituído por técnicos e engenheiros, capazes de agir em situações como quedas de energia elétrica, falhas nos sistemas de comunicação, danificação de equipamentos de segurança, ou qualquer outra missão técnica que lhes seja solicitada pelo gerente de segurança.

- Pessoal de emergência: constituído por médicos, socorristas, bombeiros e outros profissionais, capazes de atender prontamente a situações como acidentes, incêndios, desabamentos e outras de crise ou emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário