terça-feira, 22 de maio de 2012

Cerca Elétrica: Um dos sistemas de segurança mais utilizados



A onda de criminalidade que assombra as cidades grandes (e, hoje em dia, também as médias e pequenas cidades) vem fazendo com que as pessoas procurem alternativas para reforçar a segurança de deus imóveis, e a cerca elétrica é uma saída que, além de ter baixo custo, garante tranquilidade para os moradores. 

A instalação de cercas elétricas tem diminuído os riscos de roubos nos imóveis, sejam eles casas, apartamentos, condomínios fechados ou comércio. Para entender como funciona a cerca elétrica é preciso ter noções básicas para conseguir um melhor aproveitamento do material.

Como Funciona?

A cerca é composta de um eletrificador, cuja função é conter o acesso de intrusos à área protegida, devendo ficar sobre muros ou grades do imóvel. O choque elétrico não é fatal, mas repelem àqueles que tocam na fiação. A tensão de saída está na faixa de 8.000 volts a 0,002 ampéres, durante um milésimo de segundo, com intervalo entre pulsos de aproximadamente 1,2 segundos.

A central de choque é composta por uma bateria e uma fonte de alimentação com carregador, que pode ser ligado à rede elétrica 110 ou 220 volts. No caso de violação dos fios, é emitido um alarme supervisionado eletronicamente. 

Alguns cuidados a serem tomados:

- As hastes da cerca precisam estar, no mínimo, a dois metros de altura do chão.
- A cada dez metros é preciso ter uma placa de advertência com dimensões mínimas de 27cm x 17 cm.
- Não se deve eletrificar qualquer cerca puxando energia elétrica de um poste comum.
- Procure sempre uma empresa que seja membro da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) para fazer a instalação do sistema. 

Esses dispositivos de segurança, com base na legislação, podem ser utilizados para assustar o invasor, mas, não devem, em hipótese alguma, colocar a vida dele ou de outras pessoas em perigo. Caso contrário, corre-se o risco de ser responsabilizado civil e criminalmente por danos à integridade física ou morte da vítima, já que, perante a justiça, a vida de uma pessoa representa um bem maior do que qualquer propriedade, e ameaçá-la significa ultrapassar os limites da legítima defesa.

Toda a manutenção da cerca deverá ser feita por um profissional especializado, mantendo a instalação em local protegido das mudanças de temperaturas e longe de crianças e curiosos, prevenindo possíveis acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário