quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas para evitar transtornos no trânsito


As dicas abaixo podem dificultar a ação dos criminosos e até mesmo evitar que você tenha transtornos com seu veículo.


Estacionamento: Sempre opte por um estacionamento seguro e exija um cupom que comprove a entrada de seu veículo no mesmo.

Documento: Nunca deixe dentro de seu automóvel o documento expedido pelo Detran da UF de emplacamento do veículo que trata da venda do mesmo (também chamado de "DUT recibo"), bem como o seu manual.

Sinal de trânsito: Quando o sinal estiver fechado, prefira diminuir a velocidade do carro até que ele fique verde, ao invés de parar.

Compra de veículo: O usuário que está prestes a comprar um carro e que queira saber se há alguma pendência administrativa (como ausência de pagamento de impostos, multas, taxas, etc.) em nome do veículo, pode acessar o site do Detran e digitar a placa do veículo no campo: "Consulte o cadastro de seu veículo".

Motocicletas: É muito comum os criminosos estarem em motocicletas, quase sempre dois, e abordarem as pessoas em seus veículos. Fique atento aos deslocamentos de motocicletas ao seu redor. Se você estiver sendo seguido, não hesite em sinalizar para a primeira viatura policial, Civil ou Militar, e comunicar o fato, ou até mesmo parar em uma Delegacia de Polícia.

No trânsito: Quando emparelhar com outro veículo parado encoste o máximo possível ao seu lado para que uma pessoa não possa se interpor entre os dois carros.

Atenção: Tenha muita atenção ao chegar e sair de sua casa ou em qualquer outro lugar que você parar seu veículo. Olhe bem ao redor. Se achar que existe uma ou mais pessoas que não lhe transmitam segurança, não pare.

Janela fechada: Se o seu veículo possui ar-condicionado, sempre que possível, ande com o mesmo ligado para que os vidros estejam fechados. Um veículo trafegando com os vidros fechados e as portas travadas inibem boa parte dos criminosos menos audacioso.


Dentro do carro: Evite ficar dentro do carro quando o mesmo estiver estacionado, pois são inúmeras as ocorrências de roubos de veículos nestas circunstâncias, principalmente com casais.

Zelo: As pessoas que dirigem atentas seus veículos são as que menos sofrem com roubos de seus automóveis.

Não reaja: Nunca reaja a um assalto. Faça o que lhe for pedido, com muita calma e sem movimentos bruscos.

Fonte: Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário