sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gangues usam pichações para marcar seus alvos



Cada letra ou símbolo pichado no seu muro tem um significado, seja a quantidade de pessoas na casa e sua rotina, dinheiro ou da necessidade de entrar armado ou não para o roubo. As facções de menores nas cidades usam roupas parecidas, linguagens próprias e tem códigos que utilizam em pichações.

O que a maioria das pessoas pensa ser apenas um ato de vandalismo pode ser, na verdade, o agendamento de um crime. As gangues e facções de grandes capitais ou cidades vizinhas utilizam de alguns artifícios para comunicar informações sobre o possível alvo.

Quando percebemos um cifrão ($) em um muro, isso pode significar que naquela residência ou ponto comercial tem dinheiro vivo guardado. As siglas D-T-N, sinaliza que o local fica vazio ou vulnerável durante o dia (D), tarde (T) ou noite (N). Portanto, quando é pichada a inscrição DT$ na parede de uma casa, por exemplo, isso pode ser um aviso para os integrantes da facção que o local pode ser assaltado durante a manhã ou tarde e que há possibilidade de dinheiro. Os ‘estagiários do crime’ estão cada vez mais especializados.

Outro símbolo muito utilizado é o asterisco (*). Ele sinaliza a necessidade de entrar armado durante o roubo ou que pode haver arma no local. Essa espécie de simbologia foi mapeada por profissionais de segurança pública durante um estudo sobre as gangues e facções de Cuiabá e Várzea Grande.

A orientação e dica dos especialistas em segurança é que os donos de imóveis pichados por essas facções e gangues sejam rápidos em apagar esses códigos independente de seus significados. No local, uma iniciativa que pode surtir resultado é colocar no lugar da pichação o telefone 190, da polícia. Isto faz com que os bandidos fiquem sabendo que o possível alvo conhece os códigos.

Fonte: segurancaprivadadobrasil.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário