domingo, 24 de fevereiro de 2013

Copa 2014 deve gerar 50 mil empregos diretos para vigilantes



Pelo menos 50 mil profissionais da segurança privada devem ser escalados para o esquema de segurança da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014. De acordo com o regulamento da FIFA, os estádios das cidades-sedes, onde os jogos acontecerão, precisam ter uma equipe na qual as seguranças pública e privada estejam integradas.

Em cada estádio, aproximadamente três mil vigilantes, devidamente cadastrados na Polícia Federal, devem ficar responsáveis pela segurança no complexo interno das arenas (tendas de patrocinadores, área de circulação de pessoas, estacionamentos e catracas).

De acordo com a Coordenação Geral de Controle da Segurança Privada da PF, será criado um curso específico para capacitar vigilantes, supervisores e gestores que desejarem trabalhar no Mundial - Curso de Extensão em Grandes Eventos, que será oferecido pelas escolas de formação de vigilantes.

“A Polícia Federal tem se articulado com o Comitê Organizador e as entidades do setor para montar um esquema eficiente, aproveitando a mão de obra regularizada junto à PF, para que a segurança no Mundial seja especializada e não improvisada, como ocorreu na África do Sul”, revela o presidente do Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo), José Adir Loiola.

Vigilantes no Brasil

Atualmente, há um exército de quase dois milhões de vigilantes cadastrados na Polícia Federal. Apenas um quarto deste contingente, no entanto, é absorvido pelo mercado de trabalho. Para a Copa 2014, além dos empregos diretos, estima-se a criação de milhares de empregos indiretos no setor, já que haverá demanda de vigilantes em hotéis, escoltas, transporte de valores, entre outros serviços. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas de segurança para o Carnaval



Para você

- Evite o excesso de bebida alcoólica.
- Não dirija após ingerir bebida alcoólica.
- Se for usar transporte coletivo, não durma no ponto para não ser roubado.
- Jamais saia armado.
- Evite usar jóias, objetos de valor ou grande quantidade de dinheiro.
- Evite brigas e confusões.
- Não use e nem transporte drogas.
- No trânsito, mantenha a calma.

Para seu automóvel

- Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados.
- Procure usar proteção adicional, como trava de segurança e alarme.
- Cuidado nos cruzamentos durante a noite.
- Respeite o limite de velocidade.
- Fique atento para a sinalização de trânsito.

Para sua casa

- Antes de sair de casa deixe os registros de gás bem fechados.
- Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões, lareiras ou cinzeiros, ou velas acesas.
- Verifique se todas as portas e janelas estão trancadas.