sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cuidado com os velhos ditados na segurança



Alguns ditos populares que ouvimos a vida toda e que influenciam as crenças e atitudes de muita gente, se tornam um risco quando o assunto é segurança. O primeiro deles, que vale a pena derrubar, é que não dá para pensar em segurança como se pensa em futebol, isto é, algo de que “todo mundo entende”. 

No esporte mais popular do País, somos movidos pela paixão, daí todos acharem que têm a melhor receita para o seu time, o que nem sempre é verdadeiro. Porém, em segurança, toda cautela é pouca: precisamos nos cercar de especialistas no assunto e de um aparato correto (proporcional ao risco) se quisermos prevenir e minimizar danos.

Ainda impera no Brasil a cultura de se adotar medidas preventivas adequadas em segurança só depois de sofrer com a ação de marginais. Num País onde os problemas de segurança se avolumam e preocupam seriamente a população – conforme apontam inúmeras pesquisas –, essa postura de primeiro perder, para depois prevenir, é ineficaz e, no mínimo, contraditória. Ainda mais se pensarmos que as perdas não se resumem aos bens materiais, mas podem atingir a própria vida humana.

Voltando aos ditados tão queridos pelos brasileiros, há os que em nada ajudam e, pior, atrapalham. Ao invés de acreditar em “melhor prevenir do que remediar”, muita gente age na base do “em time que está ganhando não se mexe”, justificando a falta de prevenção com o fato de não ter sofrido diretamente com a violência. Em nossa área de trabalho, esse ditado leva o sujeito a investir em segurança somente depois que é assaltado, tem o imóvel invadido, perde algo de valor, etc. 

Outras pessoas não se previnem acreditando que “o que tem que ser, será” ou “o ladrão que quer entrar, entra mesmo”. Isso é conversa fiada, que serve de desculpa para quem foi negligente e sofreu com a falta de prevenção. É creditar uma esperteza ao bandido, em detrimento da própria, posto que na maioria dos assaltos, é a facilidade que move o ladrão, sempre em busca do alvo mais fácil. Assaltos audaciosos, superplanejados, na prática são raros. O fato é que quanto mais fácil entrar em um imóvel, maior a probabilidade de que ele seja invadido, em comparação com outro com mais segurança incorporada.

E nem me venham com “a noite todos os gatos são pardos”, para dizer que não dá para diferenciar quem é mal-intencionado, bandido, de um simples transeunte. Ainda que a escuridão facilite a vida dos gatunos – ressalte-se aqui que os equipamentos de segurança como alarmes, câmeras e sistema de monitoramento, bem como a presença de vigilantes inibem, sim, ações em todos os períodos, inclusive o noturno – é expressivo o número de intrusões em imóveis que ocorrem entre seis e sete horas da manhã, quando o dia está começando. É o fator surpresa em ação.

Por fim, lembre-se que se o bandido entrar, os sistemas de segurança forçarão a ação delituosa a ser mais rápida, pois se um alarme tocar, uma câmera denunciar sua presença, é óbvio que ele vai agir rápido e se evadir imediatamente. E veja bem: um ambiente com segurança, eletrônica ou pessoal, tem o apelo preventivo, como acima citado. Assim, muitos crimes deixam de acontecer em razão de haver um sistema de segurança no local, embora ninguém venha lhe dizer “eu desisti de assaltá-lo e fui roubar em outro lugar porque você tem um bom sistema de segurança preventiva, que me inibiu e me fez desistir”. Isso certamente ocorre e o bom é que nem ficamos sabendo. Por isso, em segurança, prevenção acima de tudo.

Fonte: GestorSeg

terça-feira, 19 de junho de 2012

Evitando as drogas na família



As drogas podem ser devastadoras não apenas para quem as usa, mas também para todo o círculo social em que esta pessoa está inserida. Seguem algumas recomendações para evitar e, também, tentar resolver os problemas das drogas na família. 

Comece com a prevenção, participando da vida do seu filho:

- Esclareça a seus filhos, desde a infância, sobre o mal que as drogas causam ao usuário.

- Conquiste a confiança de seus filhos. É melhor que eles peçam um cigarro a você, do que a um "amigo" de rua.

- Converse bastante com os professores das crianças, para saber de seu aproveitamento escolar. Acostume-se a verificar a caderneta de presença de seus filhos, para saber se não tem "matado" aulas.

- Más companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime. Selecione as companhias de seus filhos e os ambientes que eles freqüentam (clubes, "bailinhos", etc).

Sintomas mais comuns no uso de drogas por adolescentes:

- Mudança brusca de conduta (irritável e nervoso).

- Inquietação. O jovem torna-se impaciente.

- Aquisição de tiques nervosos e cacoetes.

- Depressão, estado de angústia e insônia.

- Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos.

- Uso de gíria própria do mundo das drogas.

- Isolamento (fica a maior parte do tempo no quarto, evitando contato com amigos e familiares).

- Alteração de hábitos (dormir de dia e ficar acordado durante as noites, por exemplo).

- Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos (grosseiros, embrulhados a mão), pacotinhos ou saquinhos plásticos com pó branco ou erva seca entre seus pertences.

Reconheça a maconha e a cocaína:

- A maconha: erva verde e seca, geralmente apresentada como torrão (prensada, amassada), acondicionada em celofane, plástico ou jornal. Em meio a erva, existem sementes de cor marrom, polidas (parecem envernizadas) e redondas. Tem odor característico e é consumida como cigarro ou como fumo, em cachimbo.

- A cocaína: apresenta-se geralmente como um pó branco cristalizado, semelhante ao açúcar refinado, talco ou farinha de trigo. Quando colocada uma pequena quantidade desta substância na ponta da língua, sente-se gosto de remédio (éter ou iodo) e amortecimento local (língua anestesiada). É consumida através de aspirações pelo nariz ou por meio de injeções na veia.