quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dicas de ergonomia para usuários de computadores

O uso prolongado de teclado ou mouse pode levar a dores nos músculos e nervos, a menos que algumas orientações sejam seguidas. Trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial, mas é possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:


- Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

- Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.

- Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso freqüente devem ser posicionados diretamente a sua frente.

- Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.

- Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário

- O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada.  Isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você, deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.

- Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou ao usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

Ritmo de Trabalho

- Trabalhe em ritmo razoável .

- Faça pausas freqüentes durante o dia. Estas pausas podem ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. Se possível, dê 1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada duas ou três horas levante-se, de uma volta e faça uma atividade alternativa.

Técnica de Trabalho

- Diminua o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxilio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas contribui bastante para reduzir o uso do mouse e de cliques.

- Altere as tarefas para não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.

- Mantenha seus dedos e articulações relaxadas enquanto digita.

- Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.

- Evite bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário

- Descanse seus olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.

Ambiente de Trabalho

- Evite perder tempo procurando coisas enquanto digita. Seus apontamentos, arquivos e telefones devem estar em lugar de fácil acesso.

- Use um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente.

- Para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.

- Quando você estiver escrevendo algo no computador, evite procurar coisas sobre o teclado ou outros materiais. Um anteparo para colocar o material a ser copiado ajudar bastante.

- Ajuste e posicione o monitor de modo que, ao olhar para ele, seu pescoço fique em posição neutra ou reta. O monitor deve ficar diretamente a sua frente. A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.

- Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.

- Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.


Estilo de Vida

- Exercícios aeróbicos ajudam a manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a tensão dos usuários de computadores

- Uso de medicamentos ou munhequeiras para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são recomendados. Se você começar a apresentar sintomas, procure mais informações e ajuda de seu médico.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Economia no condomínio: uma necessidade

Para diminuir bastante os valores das despesas ordinárias de condomínio é preciso seguir regras indispensáveis de economia. São fáceis de serem seguidas e tem importância fundamental na queda das despesas. Contas de energia e água, consumo obrigatório do dia-a-dia e despesas com manutenção e material de limpeza cairão se as regras de economia forem rigorosamente observadas. Confira algumas dicas simples para começar a economizar:


Energia elétrica

- Mantenha acesas apenas as luzes necessárias, especialmente nas garagens.
- Se o seu prédio não tiver, instale minuterias nas escadas.
- Acompanhe o consumo mensal em quilowatts.
- Quando houver dois ou mais elevadores no mesmo hall, instrua os condôminos e empregados a chamar apenas um.
- Evitar que as crianças façam do elevador um brinquedo de sobe e desce.
- Estabeleça horários para a iluminação de sala de estar no térreo, quadras esportivas, salões de jogos etc.
- Use o tipo adequado de lâmpada, e jamais permita que os jardins e halls sociais fiquem excessivamente escuros, pois, além de entristecer o edifício, agem contra os esquemas de segurança. Obs.: Existem minuterias individuais (só do próprio ambiente) e existem tipos de lâmpadas que consomem até 1/4 de energia com a mesma luminosidade.
- Na escolha da luminosidade de lâmpadas, há tabelas para isto. Existem muitas opções para se substituir economicamente as lâmpadas do edifício. Uma lâmpada fluorescente especial de 32 watts ou uma fluorescente comum de 40 watts ilumina muito mais que uma incandescente de 150 watts, como uma a vapor de mercúrio de 125 watts ilumina mais que uma mista de 250 watts. Pode-se conseguir o mesmo efeito de luminosidade se forem colocadas duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts no lugar de uma incandescente de 100 watts, ou ainda uma lâmpada a vapor de sódio a alta pressão de 70 watts no lugar de uma mista de 250 watts. Ainda, como opção, também pode-se trocar uma lâmpada comum de 60 watts por uma fluorescente compacta de 9 watts.

Água


- O uso desnecessário de água aumenta a despesa do condomínio. O zelador deve orientar os encarregados da limpeza no uso correto da água. Estes, na limpeza, não devem usar o esguicho, o que se vê muitas vezes, como vassoura para tirar o lixo dos pisos. Não se deve também fazer a limpeza com água em horas de muito movimento, obrigando paradas no serviço, e nem em dias chuvosos.
- Na rega do jardim, não se deve exagerar na água, que, além do desperdício, prejudica as plantas, encharcando o solo.
- O zelador deve verificar periodicamente as bombas do reservatório de água, equipamentos da piscina, sempre atento a vazamentos neles, bem como na tubulação do prédio. Vazamentos agravam o consumo de água.
- Colaboram também para o aumento das contas de água os vazamentos nos apartamentos. O higrômetro do prédio marca toda entrada de água, inclusive a que é desperdiçada nos vazamentos internos, válvulas de descarga e outros pontos.
- Muitas vezes o vazamento de água não é identificado a olho nu, e quando não se observa na parede do apartamento ou, pior ainda, na do vizinho, pode estar escoando pela tubulação do esgoto.Para se verificar vazamento na válvula ou na caixa de descarga, um ponto comum de vazamento, pode-se fazer um teste bem simples: jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. Normalmente, a cinza fica no fundo do vaso. Em caso contrário, isto é, se a cinza não parar no fundo do vaso e ficar boiando na superfície da água, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Assim, para efetuá-lo, feche o registro de saída do reservatório no subsolo. Feche completamente a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e após uma hora de espera verifique se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento do reservatório.

Material de limpeza

- É preciso saber economizar os materiais de limpeza, desde sua compra. O síndico deve verificar onde se compra mais em conta. É possível comprar em atacadistas, onde os produtos saem muito mais barato que nos supermercados. Adquirindo-os em quantidade para estocar, fica mais econômico, devido aos aumentos constantes dos preços dos produtos.
- A compra de material de limpeza deve ser para poucos meses porque podem se deteriorar. Sacos de lixo, por exemplo, devido a sua durabilidade, podem ser adquiridos em quantidade maior e para mais tempo.
Na compra, deve-se atentar para os materiais que são necessários ao uso, evitando-se os supérfluos e também aqueles mais caros, ditos mais eficientes na veiculação da propaganda, pois produzem os mesmos efeitos de outro similar comercializado.
- O estoque de material de limpeza deve ficar em local apropriado, evitando-se locais úmidos ou a casa de máquina do elevador ou da bomba de água. O local deve estar sempre fechado com chave, aos cuidados do zelador.
- Um ponto importante para economia de material de limpeza é o seu controle, feito pelo zelador e tendo o acompanhamento do estoque e retiradas pelo síndico. Evitar o desperdício de material de limpeza é fundamental. Os empregados na limpeza devem estar orientados para isso. Muitas vezes ocorre que se abusa demasiadamente de um produto para limpar, sem necessidade.
- Não é a quantidade que limpa e sim o seu uso correto. Nem a aplicação de um produto fora de sua indicação para o que deve limpar. Assim, em relação à economia de despesas do condomínio, deve-se apreçar os custos de materiais específicos, quando houver necessidade de pinturas ou reformas no prédio.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas para os jovens na balada


1 - Prefira sair acompanhado.

2 - Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.

3 - Cuidado com o golpe conhecido como "boa noite, Cinderela", em que o golpista seduz a vítima e vai até a casa dela ou a um motel, onde oferece uma bebida ou alimento com sonífero. Assim que a vítima dorme, o criminoso rouba o que estiver ao seu alcance.

4 - Verifique se no ambiente que você freqüenta existe controle de acesso e saída do estabelecimento.

5 - Em locais fechados, observe se há portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.

6 - Fique atento a pessoas rondando a sua mesa. Ao se levantar, leve consigo seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido permaneça na mesa.

7 - Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise o garçom, gerente, segurança ou responsável imediato.

8 - Não saia do estabelecimento na companhia de desconhecidos.

9 - Prefira sempre casas noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens de assaltantes ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

O que fazer para se prevenir se algo acontecer fora dos estabelecimentos?

1 - Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou mesmo a carteira profissional) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2 - Jamais dirija alcoolizado. Peça ajuda à sua família ou a amigos.

3 - Se alguém estiver lhe aguardando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento, ligue 190 e aguarde a chegada da policia antes de sair.

4 - Não se aproxime de aglomerações em que as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou descontrole.

5 - Ao sair da balada evite fazer barulho ou algazarra. Respeite o sossego dos vizinhos.

6 - Se você estacionou o carro distante do estabelecimento ou vai pegar um táxi, solicite a companhia de um segurança ou funcionário da casa até o local.

7 - Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo, não reaja nem faça movimentos bruscos.

8 - Se alguém reagir num assalto, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar atrás de um anteparo qualquer e saia do local assim que for possível.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas para dirigir na chuva com segurança


Se atualmente dirigir em um dia ensolarado já não é fácil, num dia chuvoso então, nem se fala. Seja sob forte chuva ou simplesmente com a pista molhada, ter mais cuidado e redobrar a prudência são atitudes determinantes tanto para sua segurança quanto para a dos outros ao seu redor. Por isso, quando a chuva começar a cair, atente para algumas recomendações básicas de segurança:

- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão.

- Certifique-se que os limpadores do parabrisa estejam em bom estado e funcionando corretamente. Se as lâminas estiverem quebradiços ou danificados, substitu-as antes de encarar a chuva.

- Freie mais cedo e com menos força do que você faria normalmente. Isso não só proporciona uma freagem mais segura para você, como também permite que o motorista de vem atrás perceba a redução de sua velocidade.

- Seja mais meticuloso sobre o uso das sinaleiras, para que outros motoristas saibam das suas intenções.

- Acionar o pisca alerta somente quando o veículo estiver parado.

- Mantenha a velocidade do limpador de parabrisa na intensidade do volume de água.

- Para desembaçar os vidros, use um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele acaba atrapalhando a visibilidade.

- Sempre que possível, diminua a velocidade ao passar em poças d’água. Além de dificultarem a dirigibilidade, ainda podem esconder buracos.

- Aumente a distância de segurança entre o veículo da frente, pois a probabilidade de acidente é maior.

- Fique atento ao nível de água na via. Evite trafegar caso o nível da água estiver acima da metade da roda.

- Se for o caso, pare o carro em um local seguro e espere o nível da água baixar.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Novo sistema de monitoramento pretende diminuir a violência em estádios


Um projeto piloto de segurança pretende ajudar a Polícia Militar a garantir a segurança nos estádios de futebol brasileiros. Uma nova tecnologia de biometria desenvolvida por uma parceria entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e empresas do setor de segurança alia monitoramento facial a câmeras de alta definição para registrar e vigiar o comportamento de todos os torcedores que entram nos locais onde uma partida vai ser realizada.

Segundo Anderson Luiz Carvalho, um dos responsáveis pelo projeto, a intenção não é inibir a liberdade dos torcedores, mas sim barrar aqueles que apresentam comportamentos problemáticos. “É um BBB dentro do estádio. Não se trata de invasão de privacidade, mas de segurança. São temas diferentes, e o que nós queremos é oferecer segurança ao público”, afirmou.

Mais segurança nos estádios

Diversas câmeras espalhadas por uma arena esportiva fazem o reconhecimento facial de todas as pessoas que chegam ao local. Caso alguém execute um comportamento anormal ou considerado suspeito, operadores do sistema e policiais podem identificar de forma exata o local onde o indivíduo problemático está e, assim, evitam a ocorrência de problemas mais sérios. “Monitoramos tudo, 100% dos torcedores. Em três jogos que já realizamos, detectamos muita coisa: de beijos e brigas de casais até furto de carteira e uso de drogas”, afirmou Carvalho.

Planos para a Copa de 2014

O sistema atualmente passa uma fase de testes no Brasil, porém já existe a intenção de ampliar o projeto e utilizá-lo nos estádios que vão sediar partidas da Copa do Mundo de 2014. Segundo Carvalho, dirigentes e membros de sindicatos ligados ao futebol demonstraram interesse na tecnologia.

“Já estamos negociando com um estádio que receberá a Copa, mas a concorrência é injusta. Não há uma norma técnica para isso”, lamenta o gerente ao lembrar das brechas na lei que permitem que câmeras de baixa resolução sejam utilizadas - situação que reduz os custos, mas que dificulta a realização de um trabalho de monitoramento realmente efetivo.

Fonte: Tecmundo