terça-feira, 20 de março de 2012

11 dicas para não roubarem seu carro


Alguns cuidados que são necessários para não ter a infeliz surpresa de ter o seu carro roubado:

1 - Sempre tenha o hábito de "olhar" ao redor de seu carro, antes de aproximar-se para abrí-lo. Olhe para seu interior antes de entrar; um intruso pode estar atrás dos bancos.

2 - Evite estacionar em locais escuros. Procure locais habitados e iluminados. Antes de estacionar, verifique se não há pessoas suspeitas nas proximidades.

3 - Instale algum dispositivo anti-furto em seu veículo.

4 - Tenha sempre um sistema de segurança em seu carro. Até uma corrente com cadeado cria mais um obstáculo para o ladrão. Quando estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que vá deixá-lo apenas por alguns minutos.

5 - Se o seu carro não funcionar, coloque o triângulo de segurança, tranque o veículo e procure assistência especializada. O seu carro pode ter sido enguiçado deliberadamente. Não aceite oferta de assistência que não pediu.

6 - Não abra a porta do seu carro para um estranho e não dê caronas a desconhecidos.

7 - Não deixe as chaves do seu carro com guardadores, eles poderão reproduzí-las.

8 - Retire do carro os seus documentos de identificação.

9 - Nunca deixe seus documentos no porta-luvas. Também não deixe a mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas, bolsas. Quando tiver que os deixar, coloque-os na mala do carro.

10 - Viaje com as portas do seu carro trancadas e os vidros fechados ou com abertura mínima para ventilação.

11 - Se alguém lhe pedir ajuda em local ermo, vá até um telefone e "envie" ajuda. Não pare!

Se, contudo, for surpreendido por um ladrão, coopere, não seja um herói. Ele vem disposto a tudo e leva a vantagem do elemento surpresa. Seus reflexos estão prontos a rebater qualquer reação sua. Procure, entretanto, fixar a imagem do ladrão, seus traços fisionômicos, cor, altura, peso, idade provável, sinais particulares, trajes, para ajudar a polícia a identificá-lo mais tarde.

No caso de roubo do seu veículo:

1 - Providenciar imediatamente o registro de ocorrência junto a autoridade policial competente.
2 - Serão necessários os seguintes documentos para receber a indenização:

- Registro policial
- DUT anterior e o vigente na data do sinistro
- Autorização de transferência assinada
- Baixa da placa no DETRAN
- Nada consta de multa
- Prontuário do veículo
- Certidão de não apreensão do veículo
- Baixa da alienação fiduciária, se houver

Fonte: Motor Clube

quarta-feira, 14 de março de 2012

Engenharia Social - Segurança nas informações


O termo “engenharia social”  designa a arte de manipular pessoas com o objetivo de contornar dispositivos de segurança. Trata-se, portanto, de uma técnica que consiste em obter informações através de contato por telefone, correio eletrônico, correio tradicional ou contato direto.

A engenharia social é baseada na utilização da força de persuasão e na exploração da ingenuidade dos utilizadores, fazendo-se passar por um técnico, um administrador, etc. Geralmente, os métodos de engenharia social desenrolam-se de acordo com o esquema seguinte:

- Uma fase de abordagem que permite pôr o utilizador à vontade, fazendo-se passar por uma pessoa da sua hierarquia, da empresa, do seu meio ou por um cliente, um fornecedor, etc.

- Um alerta, a fim de o desestabilizar e assegurar-se da rapidez da sua reação. Pode tratar-se, por exemplo, de um pretexto de segurança ou de uma situação de emergência.

- Uma diversão, quer dizer, uma frase ou uma situação que permite tranquilizar o utilizador e evitar que se focalize no alerta. Pode tratar-se, por exemplo, de um agradecimento que anuncia que tudo voltou à normalidade, de uma frase anódina ou, no caso de um correio eletrônico ou de um site, de um redirecionamento para o site da empresa.

A engenharia social pode assumir várias formas:

- Por telefone,

- Por correio eletrônico,

- Por correio escrito,

- Por serviço de mensagens instantâneas

Como se proteger?

A melhor maneira de se proteger das técnicas de engenharia social é utilizar o seu bom senso para não divulgar a qualquer pessoa as informações que podem prejudicar a segurança da empresa, independentemente do tipo de informação pedida:

- Informar-se sobre a identidade do seu interlocutor pedindo-lhe informações precisas (nome e apelido, empresa, número de telefone).

- Verificar eventualmente as informações fornecidas.

- Interrogar-se sempre sobre a importância das informações pedidas.

Estas ações no meio geral é mais comum do que pensamos ser, pois de forma direta ou indireta acabamos por passar informações exclusivas e importantes dos ambientes, rotinas, procedimentos e situações do locais onde trabalhamos ou do local onde vivemos. Informações como horários, trajetos de deslocamento para ir ao trabalho ou para buscar os filhos à escola, número de pessoas na família ou no ambiente de trabalho, vulnerabilidades no ambiente de trabalho e nas residências, esquemas de segurança empresarial e residencial dentre outras informações. É fato de que devemos nos atentar aos locais e para quais pessoas passamos tais informações, pois estas informações podem oferecer acesso livre a sua empresas e residência à criminosos.

Fonte: Consulte Segurança

quarta-feira, 7 de março de 2012

Grupo Zanardo faz entrega de 150 Kg de lixo eletrônico

O Programa de Gestão Ambiental Grupo Zanardo realiza diversas atividades internas, como ações de incentivo à economia e preservação de recursos naturais, bem como destino correto aos resíduos gerados pelos processos de trabalho do Grupo Zanardo.

Em fevereiro, mais uma entrega de lixo eletrônico foi realizada para uma empresa especializada de Joaçaba, a Alpha Lixo Digital. Através desta ação, 150 kg de lixo eletrônico tiveram um destino correto e não foram parar no meio ambiente.


Lixo eletrônico, como computadores, celulares, aparelhos, eletrodomésticos, pilhas e baterias possuem elementos químicos altamente nocivos à saúde. Se forem colocados em aterros sanitários, como o lixo comum, estes elementos podem contaminar o solo, chegando ao lençol freático e contaminando também a água que é consumida por nós. Por isso, tanto em empresas quanto em casa, devemos dar um destino correto a este tipo de material. 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Limger Sistemas de Segurança: Monitoramento rural 24 horas


O produtor rural da região de Guarapuava agora tem um novo aliado contra o crime. A Limger Sistemas de Segurança, empresa do Grupo Zanardo, possui um projeto que oferece ao produtor a possibilidade de monitorar a sua propriedade 24h por dia.

Visando difundir esse projeto, a empresa promoveu na noite do dia 15 de fevereiro, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, uma palestra para produtores rurais.

Durante três horas de debates, Joel Damim (assessor de diretoria), Daniel Brandalise (assessor de tecnologia) e Felipe Silvester (gestor e consultor) repassaram diversas informações sobre segurança rural.

Segundo Silvester, o objetivo principal da palestra foi mostrar ao proprietário rural quais são as novas tecnologias existentes no mercado. “Esse projeto abrange câmeras sem cabo, internet via rádio dentro da fazenda, rastreamento de veículos, entre outros, para que o produtor possa fazer o monitoramento de sua propriedade 24h sem sair do conforto de sua casa”, enfatizou.

Outro ponto destacado foi o setor de atendimento da empresa. São três bases operacionais que monitoram várias regiões, como Entre Rios, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Cantagalo, Pinhão, Palmerinha. “Possuímos várias viaturas que se deslocam todos os dias, sem horário definido, para as propriedades onde é feito o patrulhamento”, disse Silvester.

A Limger também conta com o auxílio da polícia em suas operações. “A parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Força Verde é muito importante. Em vários casos, agimos junto com a polícia e a intervenção foi um sucesso”, comentou Silvester.