quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dicas de segurança para condomínios


Muitos condôminos se irritam com medidas restritivas de acesso ao condomínio, especialmente em relação a visitantes, entregadores e prestadores de serviços. Procure encarar esses procedimentos como um mal necessário. Os bandidos se aproveitam justamente de momentos de desatenção ou desleixo na segurança para agir. Elogiar a ação dos funcionários do prédio é fundamental para o aprimoramento do trabalho.

- Os condôminos devem possuir senhas para se comunicar com o porteiro em situações de emergência.

- Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há estranhos ou suspeitos por perto.

- Contrate funcionários com referências. É fundamental oferecer treinamento aos porteiros, principalmente em relação ao manejo e funcionamento dos equipamentos de segurança.

- Nunca abra a porta do apartamento se a visita não foi anunciada pelo interfone. Por garantia, instale olho mágico nas portas de entrada.

- Oriente os funcionários a não comentar sobre a rotina do prédio e dos moradores com estranhos. O mesmo cuidado vale para as empregadas domésticas dos apartamentos. Muitas vezes, uma pequena informação transmitida ingenuamente serve de base para o planejamento de um assalto.

- Os funcionários da portaria jamais devem abandonar seu posto para prestar serviços particulares a condôminos. Também nunca devem ir até o portão para atender estranhos, possibilitando imobilização por arma de fogo. Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.

- O morador sempre deve ser consultado, para permitir a entrada de visitantes.

- No caso de entrega de encomenda, o morador deve comparecer à portaria.

- Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, mantenha as entradas do edifício fechadas.

- Antes de abrir o portão da garagem, deve-se identificar quem está no veículo. Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão, após verificar se não há suspeitos próximos.

- Instalar equipamentos e dispositivos eletrônicos de segurança é um investimento indispensável na luta contra a violência. Procure empresas especializadas que façam uma análise de risco do imóvel, considerando as necessidades de segurança do condomínio. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), devem ser levados em conta os recursos técnicos a serem utilizados (alarmes, circuito fechado de TV, controles de acesso) e a infra-estrutura do local . Nunca é demais lembrar que todo sistema eletrônico deve pertencer a um plano integrado de segurança (equipamento, treinamento, normas de conduta, rotinas, etc.)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sete soluções de segurança que as empresas devem adotar a curto prazo


Há muito tempo a segurança da informação faz parte de planos estratégicos das empresas. Os CIOs, preocupados com o assunto, buscam as melhores práticas no mercado para a proteção das informações, porém, é possível observar ainda que muitas companhias não saíram do âmbito da segurança perimetral.

Embora o cenário seja esse, o mercado começa a despertar para a segurança como questão primordial para agregar valor aos negócios. A preocupação se volta agora para soluções avançadas, com foco na segurança interna e nos processos de negócios. Aquelas que apresentarem eficiência e melhor gestão da segurança despontarão no mercado.

 De uma maneira geral, as tendências apontam para uma demanda crescente de empresas no esforço de garantir a segurança e integridade das informações. Ainda segundo Goyn, além de uma política de segurança interna, com base em comportamento de usuários e normas de acesso a dados, as companhias devem se munir de soluções tecnológicas. O mercado brasileiro já conta com tecnologias de ponta para esses fins. Nelas é possível encontrar um bom retorno sobre o investimento.

Para auxiliar as empresas e CIOs na busca por tecnologias de prevenção, confira uma lista de 7 tecnologias que, se ainda não foram adotas pelas empresas, deverão ser adquiridas em breve:


1 - IDM - Identity Management ou Gestão de Identidade, solução para acompanhamento e gerenciamento do perfis e de usuários internos ou externos para acesso a sistemas e recursos de uma empresa.

2 - DLP - Data Loss Prevention (Prevenção de perda de dados) - Solução que possibilita que as organizações detectem e classifiquem os dados confidenciais a fim de prevenir e proteger perda acidental ou mal intencionada de informações críticas.

3 – SIEM - Security Information and Event Management (Gerenciamento de eventos e informações de segurança) - Solução com a finalidade de coletar e prover análise, em tempo real, de alertas de segurança gerados.

4 – GRC - Governança, Risco e Conformidade - Solução que consiste na integração das áreas de conhecimento de Gestão de Risco, Governança e práticas de auditoria e controle.

5 - Firewall de Aplicação/ Banco de dados - Solução com inspeção profunda de pacotes, analisando requisições e respostas na camada de aplicação.

6 - HSM (Hardware Security Module) dedicado à função de repositório seguro de chaves de segurança provendo assim uma plataforma para serviços de criptografia, como assinatura digital e encriptação. Essa integração nativa torna o processamento das informações muito mais rápido e seguro.

7 - Autenticação por novos dispositivos, como é o caso dos Tokens ópticos geradores de chave de segurança, cartão de segurança, tabela de senhas, dispositivo de senha eletrônicas etc.

Essas tecnologias são hoje o que podemos considerar de mais moderno no ramo de segurança. A principal dica é olhar para dentro da sua empresa, verificar o que está em prática e adotar as soluções pendentes. Muitas vezes, nossos dados já estão sendo espionados e não nos damos conta, quanto mais nos adiantarmos aos ataques menos problemas teremos no futuro.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dicas de segurança nas estradas para este final de semana



O final de semana está chegando e muita gente vai pegar a estrada para viajar. Pensando nisso, o Grupo Zanardo fez uma lista com algumas dicas fundamentais para garantir uma viagem tranquila e sem sustos.


Freadas

- Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.

- Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.

Viagens longas

Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.

- Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.

- Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.

- Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.

- Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.

Acidentes

- Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.

- Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima (Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia, etc.)

- Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.

- Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.

Ultrapassagens

- Nunca ultrapasse pela pista da direita.

- Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.

- Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer a ultrapassagem.

- Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.

Dirigindo na chuva

- Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.

- Reduza a velocidade a um limite seguro.

- Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.

- Não fume para evitar o embaçamento do vidro.

- Evite freadas fortes.

- Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.

Animais na pista

- Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.

- Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.

Viajando com crianças

- Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.

- Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.

- As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.

- Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.

- Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.

Cinto de segurança

- A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.

- Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.

- Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dicas para viajar com segurança nas férias

Checar o carro antes de viajar é muito importante, e ignorar isso pode pode transformar férias/feriados em um verdadeiro pesadelo. Por isso é importante observar alguns pontos que destacamos aqui.

Revise todos os fluidos vitais do carro, tais como óleo do motor, água do radiador, nível de óleo da direção hidráulica e até mesmo a água dos limpadores do para-brisas. Dentre estes, é importante prestar uma atenção especial em relação ao óleo do motor, afinal ele é o responsável por diversas peças do carro. O óleo deve ser substituído entre 5.000 e 10.000 quilômetros, dependendo das especificações do fabricante, ou pelo menos uma vez por ano.

Também é muito importante verificar o nível do fluido do freio, que deve ser substituído a cada dois anos ou 30 mil quilômetros. Avaliar a o estado das palhetas do para-brisa pode parecer bobagem, mas também é necessário.

Uma dica é manter uma garrafa de água no porta-malas do veículo. Em caso de aquecimento, por exemplo, esta pode ser muito útil para resfriar o motor até que se chegue em um posto de gasolina ou um local seguro. Importante: não abra a tampa do radiador até que o veículo tenha esfriado completamente, porque o fluido quente pode espirrar e causar queimaduras graves.

Prepare um kit de emergência para levá-lo também no porta-malas. Ele deve conter: kit de primeiros socorros, cabos para fazer chupeta na em caso de a bateria descarregar, uma lanterna, pilhas novas, ferramentas básicas, fita adesiva e luvas.

Ao longo do tempo, a sujeira, insetos, folhas e outros detritos podem se acumular na frente do radiador do veículo e interferir no sistema de arrefecimento. É importante limpar a grade do radiador ao lavar seu veículo para evitar este tipo de problemas.


Antes de "cair na estrada", procure uma oficina ou concessionária para fazer alinhamento e balanceamento do veículo, além de avaliar o estado da suspensão. É bom ficar atento ainda aos estado dos pneus para garantir um bom passeio.


Verifique a pressão e o desgaste dos pneus, inclusive do estepe. Excesso ou falta de pressão dos pneus pode causar desgaste irregular e afetar o consumo de combustível do veículo. Para encontrar o justo equilíbrio da pressão dos pneus, nada melhor do que ter o manual do proprietário.

Antes de pegar a estrada é bom verificar a carga de peso máximo para ter certeza de que não carrega excesso de peso, afinal isso força o motor a trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.

Verifique se há alguma lâmpada queimada (neste caso deve ser substituída) e se os faróis não estão desalinhados. Isso pode reduzir o alcance visual em mais de 20 metros. A verificação inclui faróis e lanternas.

Inspecione visualmente as correias, tubos e mangueiras e substituir aqueles que podem ser danificados ou com fugas. Verifique se todos os cintos de segurança funcionem corretamente, e que nenhum esteja bloqueado. Acima de tudo, é importante que falar com pessoas qualificadas para fazer uma revisão completa e afastar qualquer possibilidade de aborrecimento.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cuide bem da segurança de sua casa

Algumas das providências que a polícia recomenda aos moradores de casas para dificultar a ação de ladrões são bastante simples e custam pouco:

- Janelas e basculantes devem ser protegidos com grades sólidas, preferencialmente instaladas internamente.

- Janelas que possam ser alcançadas com uso de escadas ou quaisquer outros instrumentos de escalada merecem um cuidado especial.

- Caso o morador não disponha de recursos mais sofisticados, a polícia aconselha o uso de obstáculos internos para impedir a entrada de invasores.

- Aparatos que façam barulho quando as portas e janelas são forçadas inibem a ação de ladrões.

- Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.

- Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente.

- Para travar vidros basculantes (os vitrôs), prenda a manopla à haste de acionamento com um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.

- Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos.

- Acostume-se a trancar sempre as entradas, ladrões aproveitam-se de descuidos.

- Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa.

- Durante a noite ou quando estiver ausente, mantenha essa dependência isolada com as portas intermediárias trancadas.

- Para impedir a abertura de portas, coloque obstáculos internamente.

- Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída.

- Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre às 14 e 18h.

- Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.

- Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel.

- Evite obras de arte, decorações de jardim e outros objetos que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.

- Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que deve ser cravada em armação de concreto armado.

- Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.

- Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.

Empregados

- Prefira contratar empregados com referências que possam ser confirmadas com facilidade.

- Caso residam fora do emprego, verifique o endereço antes de empregá-los.

- Se tiver dúvida, consulte a Polícia Civil.

- Estranhos no quintal podem usar os empregados para ganhar o interior da casa.

- Procure isolar os dormitórios do restante do imóvel.

- Além disso, não confie à empregada todas as chaves da casa, e sim, somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.

Cofres

- Não guarde objetos valiosos em casa, mantenha-os em cofres particulares de agências bancárias.

- Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização e não se esqueça de fazer um seguro.

- Se possível, divida os valores em mais de um cofre, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.

Cães

- Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes.

- Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.

Vizinhos

- Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo.

- A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas de segurança no trânsito



- Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.
- Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus mais vazios gastam mais gasolina, mas aumentam a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.
- Vai viajar? Distribua o peso da bagagem na mala! melhora a estabilidade.
- Nunca use os freios em curvas, prefira a redução ou freio motor.
- Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate atrás sempre está legalmente sem razão.
- Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.
- Faróis ligados, seja dia ou noite, cidade ou estrada, garante a visibilidade e a segurança.
- A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
- Não espere as velas de ignição e o filtro de álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los. São baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
- Sempre tenha uma maleta de ferramentas, lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade ou estrada.
- Evite insulfim (filme escuro) no parabrisa, a maioria dos motoristas se arrepende depois. Nos outros vidros não há problema.
- Sempre colocar água do radiador com o carro frio.
- Crianças só no banco de trás, principalmente de 10 anos para baixo.
- O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes.
- Cuidado com o farol alto no rosto dos motoristas que vem em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de frente em você.
- Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. O choque será tanto maior quanto maior for à folga entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante.
- O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air-Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.
- O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona de eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).
- Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do Air-Bag.
- Em veículos equipados com os modernos freios ABS (anti-travamento) deve-se em caso de emergência pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.
- Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.
- Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
- Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular.