segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Por que o Porteiro não deve sair da guarita?

A permanência do porteiro no interior da guarita é de suma importância para a segurança da portaria. A película de controle solar e segurança(insulfilm) colocada nos vidros da portaria colabora com a segurança, visto que permite que o porteiro até mesmo vá ao sanitário sem que ninguém note sua ausência momentânea, não impedindo que ele continue observando o que se passa porque ninguém o vê do lado de fora.

Para isso a portaria tem que ser mantida com todos os vidros fechados, dispor de sanitário e, se mesmo assim, o porteiro necessitar ausentar-se, deve haver alguém disponível para ficar no seu lugar. Caso algum marginal esteja sondando o prédio e perceba que existem momentos em que a portaria fica abandonada, será um atrativo a mais para que ele tente um assalto.


Outro detalhe importante é que o porteiro não tem que sair da portaria para atender quaisquer visitantes ou moradores que irão entrar no condomínio. Sempre deve ser utilizado o porteiro eletrônico. Caso esteja quebrado, deve ser reparado de forma rápida, sendo considerado como serviço urgente.

O síndico precisa realizar a manutenção adequada dos portões de pedestres e de veículos a fim de impedir que hajam motivos justificados para o porteiro sair da guarita. Quando um morador ou visitante tiver que transportar algo para dentro do prédio não é obrigação ajudá-lo no transporte, visto que pode ser um artifício utilizado justamente para afastá-lo da portaria. Eventualmente, o porteiro pode acionar o zelador ou algum funcionário para ajudar no transporte, mas nunca deverá abandonar a portaria para isso.

O condomínio que não dispuser de sanitário junto à portaria, deve planejar a sua construção para impedir mais um motivo que justifique a saída da guarita. A exemplo do transporte de objetos que pode fazer com que o porteiro saia da guarita, todo morador que entra deve fechar o portão para que o porteiro não tenha que sair da portaria para realizar essa tarefa. Todos os momentos que a portaria estiver abandonada ou que o porteiro esteja próximo do portão, que geralmente é vazado, estará se propiciando um aumento de risco de assalto, visto que o porteiro poderá ser rendido por um marginal e iniciar-se um roubo ao condomínio.


Fonte: Tudo Sobre Segurança

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Como aumentar a segurança dos idosos


A longevidade aumentou muito no Brasil graças a avanços da medicina, melhorias no saneamento básico e controle de hábitos nocivos, como o tabagismo. Os idosos, contudo, são vítimas frequentes de golpistas e de aproveitadores, advertem os especialistas. Medidas simples, adotadas pelo pessoal da terceira idade, por seus amigos e parentes podem reduzir os riscos enfrentados por aqueles que merecem descanso e proteção, após uma vida de trabalho e de dedicação à família.

Dicas:


- Muito cuidado com a contratação de pessoas como acompanhantes, enfermeiras ou faxineiras para idosos. - Devem apresentar recomendação de terceiros e indicar locais onde já trabalharam. A família do contratante deve, também, checar antecedentes criminais.
- Filhos, netos e sobrinhos podem instalar uma câmera de vídeo em local discreto, para acompanhar on-line como empregados tratam seus familiares mais velhos.
- Instrua constantemente seus pais ou avós para que não informem a estranhos, por telefone, pessoalmente ou na internet, dados bancários e referências sobre onde e como moram.
- Sempre que possível, idosos devem ser acompanhados na ida ao banco, pois há criminosos que se especializaram em segui-los para roubar o dinheiro da aposentadoria ou pensão.
- É importante que familiares amigos e vizinhos mais jovens façam visitas de surpresa aos mais velhos, mostrando que há pessoas que se preocupam com eles. Isso pode evitar o ataque de bandidos.
- Além da proteção contra violência e assaltos, nossos amigos e familiares idosos devem contar com proteção no lar, para evitar acidentes domésticos.
- Devem-se instalar pisos e degraus antiderrapantes, e colocar apoios em paredes e portas para que possam se segurar.
- Se os idosos estiverem com perda de memória ou outros problemas de saúde, é importante que tenham apoio em tempo integral, mesmo que para isso familiares tenham que se revezar ou somar recursos para a contratação de auxiliares.
- No futuro, uma vez que deveremos contar em 2030, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a sexta maior população mundial de idosos, seria importante criar delegacias do idoso em todo o Brasil. Esses policiais especializados e assistentes sociais deveriam visitar periodicamente idosos, que também são vítimas de golpes financeiros praticados por pessoas próximas, teoricamente de confiança.
- Porteiros, zeladores, seguranças e outros profissionais que atuam em prédios devem ser instruídos para tratar com respeito aqueles que estão na terceira idade, respeitando seu ritmo e suas necessidades específicas.
- Isso também deve ocorrer em serviços públicos ou de interesse público, como transporte coletivo urbano.

Quem desrespeita ou trata mal os mais velhos se esquece de que, um dia, também fará parte deste segmento da população mundial.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inspeção predial visando manutenção

Veja alguns procedimentos importantes para a manutenção dos equipamentos de segurança do condomínio:

1) Alarmes

- Verifique a integridade dos fios nas cercas elétricas;
- Teste o funcionamento da central junto à empresa de monitoramento;
- Confira o posicionamento das câmeras;
- Teste o funcionamento dos sensores pelo menos uma vez por semana;
- Caso seu alarme tenha teclado, fique atento se acender a luz (led). Pode ser algum problema;
- Supondo que esteja aceso o led, efetue os procedimentos do manual do seu alarme, ou os que estejam fixados no teclado;
- Constatando-se o defeito pelo teclado, acione a empresa instaladora;
- Se o defeito for em algum sensor, você pode inibir seu funcionamento e chamar a assistência técnica;

2) Cerca Elétrica

Para se evitar problemas ou defeitos no sistema das cercas elétricas:

- Cheque diariamente na própria central de choque se a luz indicadora de choque ou corrente está acesa ou piscando (depende do modelo - consulte o manual);
- Caso queira testar o funcionamento da cerca, será necessário cortar o fio e depois emendá-lo;
- Para testar o choque, se o condomínio não tem ferramenta apropriada, pode aproximar uma chave de fenda longa rente ao fio da cerca; se o choque estiver funcionando sairá faísca até a chave de fenda;
- Se houver plantas, fios ou linhas de pipas enroscadas na cerca, desligue a central de choque e os retire da cerca, evitando-se assim possíveis disparos falsos;

3) CFTV

- O sistema de CFTV é o equipamento que menos dá trabalho na manutenção num condomínio;
- O importante é criar uma rotina de checar periodicamente as gravações para ver se o sistema está funcionando perfeitamente;
- Crie também rotina de fazer backup das imagens (semanalmente ou
quinzenalmente);
- Mantenha limpo o vidro ou acrílico da frente da caixa de proteção, evitando-se assim distorções nas imagens das câmeras e, conseqüentemente, na gravação;

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dicas para a compra e escolha de um imóvel novo


Confira algumas ações que devem ser tomadas na hora de escolher um imóvel novo para comprar:

- Antes de adquirir o imóvel, verifique a sua localização com relação a aspectos que possam colocá-lo em risco ou desvalorizá-lo em pouco tempo. Observe a incidência do Sol, a iluminação e a ventilação. Visitar o imóvel em diferentes horários é a maneira ideal de verificar a situação da sua real localização.

- Certifique-se se o local possui boa infra-estrutura, ou seja, se possui variedade de serviços, comércios, meios de transporte, hospitais e escolas. Uma boa dica para conhecer um pouco mais sobre as proximidades é conversar com os futuros vizinhos.

- Verifique se tudo que foi prometido em folhetos e prospectos foi cumprido, principalmente no que se refere a material, metragem e acabamento.

- No memorial descritivo, identifique a marca e a qualidade do material e dos equipamentos utilizados – elevador, azulejos, pisos e metais.

- Analise a documentação do imóvel e do vendedor e leia o contrato com bastante atenção antes de assiná-lo, observando principalmente o compromisso de compra e venda. Na dúvida, solicite esclarecimentos ao vendedor ou procure um advogado especializado.

- Consulte também o Cadastro de Reclamações Fundamentadas ou o Banco de Dados do PROCON para tomar conhecimento da existência de reclamações contra a entidade incorporadora, construtora ou vendedora.

- Antes de fechar o negócio, aguarde a aprovação da operação pela CAIXA.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Você conhece o serviço de escolta armada?

Considera-se Escolta Armada o serviço executado por empresa de Segurança Privada devidamente autorizada pela Polícia Federal do Brasil, no auxílio à proteção de carga, acondicionada e transportada por veículos automotivos apropriados, carretas/caminhões, em balsas e barcos e também em aeronaves nas áreas, onde é impossível o tráfego com veículos automotivos, que também transportam cargas visadas pela criminalidade.

O Brasil é o país campeão de roubo de cargas nas estradas. As cargas mais visadas pelos bandidos são bebidas, produtos eletro-eletrônicos, combustível, cigarros, inseticidas, medicamentos e grãos. Em todo o país, as transportadoras registraram, em 2009, perdas que ultrapassaram R$ 600 milhões, em mais de 10 mil ocorrências. Os números cada vez mais crescentes fizeram com que as empresas de transporte adotassem medidas de prevenção. Uma das saídas encontradas pelas empresas do setor é a contratação do serviço de Escolta Armada e Gerenciamento de Riscos.

O objetivo principal do serviço de Escolta Armada é garantir a entrega de carga e de valores, e a integridade das pessoas envolvidas nessa ação.

Focada neste objetivo e para melhor atender aos nossos clientes devido a carência do serviço de Escolta Armada no estado de Santa Catarina, foi desenvolvido pela ONSEG o GEEA (Grupo Especial de Escolta Armada), para suprir todas nas necessidades de proteção e segurança no transporte de bens e valores.
A Escolta Armada de Cargas e Valores é um trabalho altamente técnico e especializado. Os profissionais empenhados na execução deste serviço devem estar muito bem preparados atualizados com as ocorrências atuais no segmento, pois a falta de atenção ou o não segmento dos procedimentos implantados pela empresa elevam em proporções significativas os riscos na execução do serviço. 

A ONSEG Vigilância capacita seus agentes periodicamente, ministrando palestras e atualizando seus procedimentos operacionais e isso se torna garantia de que cargas e valores serão transportados com ampla segurança e comodidade, garantindo também a integridade das pessoas envolvidas no transporte.




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prevenindo-se contra fortes chuvas

Inundações são freqüentes em quase todo o país e muitas tragédias e problemas podem ser evitados. Confira algumas orientações preventivas para serem tomadas nas épocas de chuvas no país:

1 - Faça limpeza dos telhados e desobstrua as calhas de sua residência e de sua empresa, se você tiver seu negócio.

2 - Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc.

3 - Retire entulhos dos quintais, becos e valas.

4 - Solicite na Prefeitura a poda ou corte de árvores com risco de queda.

5 - Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis. Durante as chuvas intensas é importante tomar algumas providências:

* Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, principalmente à noite.

* Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.

* Armazene água potável.

* Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas.

* Desligue a energia elétrica.

Ao se vislumbrar perigo de inundação ou desabamento, a família deve abandonar a residência. Quem mora às margens de rios e próximo a encostas, também deve sair de casa. Procure, acima de tudo, manter a calma, para providenciar a evacuação do local, retirando as pessoas que estiverem correndo risco. Não esqueça de avisar os vizinhos em caso de súbita elevação das águas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Qual atitude tomar ao pressentir que alguém está lhe seguindo?

Se, quando caminhando na rua, o suspeito está fechando o espaço entre vocês, por exemplo, caminhando em sua direção, proceda assim:

- Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito;
- Se o suspeito mudar também, a probabilidade dele te abordar, passa a ser muito maior;
- Não permita que ele “feche o espaço”, se isso acontecer, você não terá mais nada para fazer. O bandido terá vencido.


Para não fechar espaço:


- Procure um local para se abrigar, um local bastante movimentado ou um local com seguranças e policiais;
- Se não houver onde se proteger, mude o sentido de direção. Desta forma, você mantém espaço entre vocês dois.

Veja:



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A segurança em cada peça da sua casa

Cada peça na casa tem seus próprios riscos de segurança. Vejamos a seguir detalhes de cada peça para ajudá-lo a tornar a sua casa mais segura para crianças.

A cozinha
- Instale travas à prova de crianças em todas as gavetas, armários e compartimentos contendo materiais tóxicos e itens perigosos.
- Desconecte todos os dispositivos elétricos quando não estiverem em uso; quando estiverem em uso, certifique-se de que os cabos não estejam soltos, de forma que a criança possa ter alcance a eles.
- Ao usar o fogão, lembre-se de manter todas as panelas e alças viradas para o fundo do fogão; tenha cuidado ao manipular líquidos quentes que possam respingar ou derramar; e lembre-se repetidamente de manter a criança longe quando alguém estiver cozinhando.
- Ao servir ou consumir alimentos ou bebidas quentes, certifique-se de deixá-los no centro da mesa, não perto da borda onde uma criança possa puxá-los. Não use toalhas de mesa que possam ficar sobrando e serem facilmente puxadas.
- Feche e guarde todos os banquinhos.
- Mantenha facas, garfos, raladores e outros utensílios fora do alcance de crianças e bebês.

Quartos
- Não deixe jóias onde as crianças possam achá-las e possivelmente se engasgarem caso coloquem-nas na boca.
- Perfumes, desodorantes, maquiagens e outras substâncias semelhantes podem causar envenenamentos acidentais.
- Cintos, gravatas, colares e especialmente sacos plásticos podem causar estrangulamento e sufocamento. Mantenha-os fora do alcance de crianças e bebês.
- Nunca coloque travesseiros no berço do bebê e mantenha o berço longe de cordas da cortina, venezianas ou cortinas.

Banheiro
- Mesmo que você consiga proteger todos os medicamentos, sabonetes, shampoos, cortador de unhas, secador de cabelos, tesouras e grampos, os materiais e equipamentos básicos que fazem parte do banheiro ainda representam um grande perigo para bebês e crianças. Há muitas superfícies escorregadias, azulejos, torneiras de água quente e recipientes contendo água. Supervisione a criança no banheiro.
- Para impedir que as crianças se tranquem sozinhas acidentalmente no banheiro, certifique-se de que a porta não tenha trava - como uma tranca interna - que não possa ser aberta de fora. Você também pode remover a chave e instruir todos na família para bater quando a porta estiver fechada.
- Mantenha a criança voltada para a torneira de água quente na banheira a fim de evitar que ela bata acidentalmente no metal quente.
- Se a criança não conseguir distinguir ou lembrar de ficar longe da torneira de água quente, facilite marcando-a com uma fita vermelha.

- Mantenha os dispositivos elétricos, como barbeadores, secadores de cabelo e escovas de dente elétricas fora do alcance das crianças. Ensine às crianças mais velhas o perigo de usar esses aparelhos perto da água ou com as mãos úmidas.

Áreas de estar
- Sofás, mesas de café e mesas em geral costumam ter bordas rígidas com cantos afiados que apresentam um risco para um bebê tentando se mover e se pendurar. Considere posicionar proteções macias e com bordas redondas nesses locais problemáticos.
- Remova todos os móveis instáveis (que possam ser facilmente puxados ou derrubados) para uma área que esteja inacessível à criança. Além disso, esteja atento a cadeiras de balanço e reclinadores, em que os dedos da criança podem ser esmagados ou ficarem presos.
- É extremamente recomendado posicionar um portão de segurança na parte superior de cada escada. Posicione o portão inferior no terceiro degrau a partir da parte inferior para permitir que o bebê dê dois ou três passos para praticar na escada sem risco de lesões graves.
- Se você tiver um piano em casa, proteja a criança de bater acidentalmente na tampa ou prender os dedos em cada extremidade do teclado.

- Facilite para que as crianças subam e desçam as escadas. Acrescente um corrimão temporário do tamanho da criança na parede oposta ao corrimão permanente. Mantenha a escada iluminada e sem brinquedos, roupas e resíduos.
- Sempre que usar a lareira, use uma proteção ou vedação para impedir que as faíscas da madeira sejam carregadas no ar; use somente madeira seca. Uma proteção mista é preferível a uma de vidro, pois não ficará tão quente.
- Armazene a pá, outros instrumentos que sejam pesados e com pontas afiadas, fósforos, acendedores e fluido iniciador fora do alcance de bebês e crianças.
- Instale detectores de fumaça em cada andar da sua casa.

Com estas dicas, tanto as crianças quando os outros moradores da casa poderão viver com mais tranquilidade e com um menor risco de acidentes.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas para evitar transtornos no trânsito


As dicas abaixo podem dificultar a ação dos criminosos e até mesmo evitar que você tenha transtornos com seu veículo.


Estacionamento: Sempre opte por um estacionamento seguro e exija um cupom que comprove a entrada de seu veículo no mesmo.

Documento: Nunca deixe dentro de seu automóvel o documento expedido pelo Detran da UF de emplacamento do veículo que trata da venda do mesmo (também chamado de "DUT recibo"), bem como o seu manual.

Sinal de trânsito: Quando o sinal estiver fechado, prefira diminuir a velocidade do carro até que ele fique verde, ao invés de parar.

Compra de veículo: O usuário que está prestes a comprar um carro e que queira saber se há alguma pendência administrativa (como ausência de pagamento de impostos, multas, taxas, etc.) em nome do veículo, pode acessar o site do Detran e digitar a placa do veículo no campo: "Consulte o cadastro de seu veículo".

Motocicletas: É muito comum os criminosos estarem em motocicletas, quase sempre dois, e abordarem as pessoas em seus veículos. Fique atento aos deslocamentos de motocicletas ao seu redor. Se você estiver sendo seguido, não hesite em sinalizar para a primeira viatura policial, Civil ou Militar, e comunicar o fato, ou até mesmo parar em uma Delegacia de Polícia.

No trânsito: Quando emparelhar com outro veículo parado encoste o máximo possível ao seu lado para que uma pessoa não possa se interpor entre os dois carros.

Atenção: Tenha muita atenção ao chegar e sair de sua casa ou em qualquer outro lugar que você parar seu veículo. Olhe bem ao redor. Se achar que existe uma ou mais pessoas que não lhe transmitam segurança, não pare.

Janela fechada: Se o seu veículo possui ar-condicionado, sempre que possível, ande com o mesmo ligado para que os vidros estejam fechados. Um veículo trafegando com os vidros fechados e as portas travadas inibem boa parte dos criminosos menos audacioso.


Dentro do carro: Evite ficar dentro do carro quando o mesmo estiver estacionado, pois são inúmeras as ocorrências de roubos de veículos nestas circunstâncias, principalmente com casais.

Zelo: As pessoas que dirigem atentas seus veículos são as que menos sofrem com roubos de seus automóveis.

Não reaja: Nunca reaja a um assalto. Faça o que lhe for pedido, com muita calma e sem movimentos bruscos.

Fonte: Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dicas sobre a segurança das crianças

Acidentes domésticos são a causa líder de lesões e mortes de crianças de até 5 anos de idade. A maioria desses acidentes ocorre dentro ou nos arredores da casa, e muitos podem ser evitados.

- Armazene todos os materiais tóxicos em prateleiras altas, fora do alcance das crianças. Nunca guarde estes materiais em recipientes ou garrafas usados para bebidas ou alimentos. Produtos tóxicos devem ter tampas de segurança e devem estar adequada e hermeticamente fechados.

- As seguintes plantas domésticas são venenosas se ingeridas ou mastigadas e devem ser mantidas fora do alcance de crianças: copo-de leite, visco, comigo-ninguém-pode, filodendro, ruibarbo, loureiro, rododendro, azaleia e galhos de cereja.

- Certifique-se de que os seus filhos não fiquem acidentalmente trancados em um closet ou em outro espaço confinado. Verifique todas as maçanetas e travas da casa e elimine tudo que possa sugerir um risco.

- Ajuste o aquecedor de água para não mais de 48,8ºC para proteger as crianças, pois a água escaldante poderá queimá-las na banheira.

- Certifique-se de que todas as tomadas elétricas estejam cobertas com tampas de segurança. Além disso, verifique todos os cabos elétricos para garantir que o isolamento não esteja desencapado e que os fios não estejam expostos.
Certifique-se de que todas as tomadas estão cobertas com a tampa de segurança.



- Todos os fios soltos devem ser enrolados com fita, desconectados ou retirados do alcance das crianças.

- Certifique-se de que todas as janelas às quais a criança tem acesso estejam travadas, trancadas ou adaptadas com travas de janela, telas de proteção ou grades, de forma que não se abram mais de 15 cm.

- Mantenha todos os utensílios domésticos desligados e trave os interruptadores e aparelhos, de forma que uma criança não possa ligá-los.

- Verifique todos os brinquedos para garantir que olhos, nariz, botões, saliências ou outras partes não possam ser retirados ou mastigados. Os balões, especificamente, podem ser perigosos para crianças pequenas (se um balão estourar, pequenas partes dele podem ser um risco de engasgamento).

- Mantenha crianças pequenas sozinhas longe de brinquedos ou jogos com baterias de disco. As baterias são pequenas o suficiente para serem ingeridas e são potencialmente letais. Aparelhos domésticos, relógios e equipamentos de audição contendo essas baterias devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

- Evite usar materiais de limpeza com soda cáustica. O desentupidor de pia padrão de borracha ou do tipo "curva de metal" são mais eficazes na limpeza de esgotos e não oferecem risco tóxico. Descarte as garrafas vazias caso tenham sido utilizadas para guardar soda cáustica. Mesmo que sejam lavadas, elas podem conter cristais que, se ingeridos, podem causar lesões à criança.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/