terça-feira, 30 de agosto de 2011

Golpes contra aposentados

Cada vez mais os estelionatários investem suas forças contra aposentados, pensionistas e idosos. Os golpes apresentam nova roupagem e os malandros contam ainda com a ingenuidade de muitas vítimas, que insistem em acreditar em pessoas estranhas, que conhecem nas ruas ou até mesmo através de ligações telefônicas. Desta forma, passarei a alertar os leitores da terceira idade sobre as novas armadilhas:

- Golpe do empréstimo: criminosos descobriram que não é tão difícil requerer empréstimo em nome de pessoa aposentada. No entanto, para efetivação da farsa, necessitam dos dados pessoais do idoso. Telefonam ou vão até a residência do aposentado, alegam que o INSS está presenteando todos os segurados com um filtro de água. Para tanto, solicitam a documentação original da vítima e ainda pedem para que assine o recibo da instalação do aparelho, que na verdade são documentos autorizando o empréstimo consignado.

- Golpe do pecúlio: o malandro telefona ao idoso dizendo ser advogado e explica que ele tem direito a receber um pecúlio atrasado. A vítima fica interessada em receber a bolada, mas acaba dando dinheiro ao estelionatário, para suposto pagamento de custas.

- Golpe do processo: o segurado, ao sair da Justiça Federal, é abordado por pessoa que se diz consultor jurídico, que afirma poder acelerar seu processo no fórum. A vítima acredita na falsa promessa e acaba pagando honorários ao falso advogado.

- Golpe do Loas: pessoa uniformizada, dizendo-se funcionário do INSS, convence a dona de casa que ela tem direito ao benefício da lei orgânica de assistência social (Loas). Além de pagar a taxa indevida, a vítima dá ao golpista xérox de seus documentos.

- Golpe do bonzinho: o marginal percebe que um idoso está com dificuldade de sacar dinheiro do caixa automático e oferece ajuda. O cliente aceita agradecido e não percebe que durante o procedimento o malandro trocou o cartão magnético e ficou sabendo sua senha.

Portanto, faço um alerta aos amigos da terceira idade: evitem conversar com estranhos na rua ou pelo telefone, no caso de dúvida, peçam esclarecimentos diretamente a funcionários do INSS ou de seu banco.

Fonte: Tudo Sobre Segurança

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Medidas preventivas contra crimes programados

O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. A qualquer hora do dia um marginal pode surgir a sua frente portando uma arma de fogo e anunciar um assalto ou até mesmo seqüestro.

Muitos crimes podem ser evitados se adotarmos algumas medidas de ordem preventiva em nosso cotidiano. Um ponto importantíssimo é o controle das informações familiares. Quadrilhas especializadas em extorsão mediante sequestro, arrastões a prédios e roubo a empresas, necessitam de informações privilegiadas para a prática delituosa, pois a vítima não é escolhida de forma aleatória. Todo o planejamento e execução do crime tem como base o levantamento de informações preciosas de famílias, empresas e condomínios.

Algumas dicas são fundamentais:

- Não coloque cargo e número de telefone celular ou residencial no cartão de visitas. Cartões de visitas com títulos chamativos ou pomposos (ex: vice-presidente) pode determinar o início de um sequestro.

- Peça para o gerente de seu banco inibir o aparecimento do saldo de suas aplicações financeiras, limite de cheque especial e crédito pré-aprovado nos caixas eletrônicos.

- Algumas pessoas desconhecem que cartão de crédito tem senha. Portanto cadastre o mais rápido possível a senha de todos os cartões de crédito, pois se porventura ocorrer o famigerado seqüestro relâmpago e a vítima não souber informar as senhas de seus cartões, o estresse aumentará e as conseqüências são imprevisíveis.

- Não anote telefone residencial no verso do cheque, nenhuma lei brasileira te obriga a isso.

- Não personalize seu veículo com adesivos que possam indicar o padrão de vida, como condomínio onde mora ou clube que frequenta.

- Evite ao máximo retirar dinheiro em caixas eletrônicos 24h, principalmente em locais ermos e à noite.
Carros luxuosos devem ser evitados, principalmente nos percursos casa-trabalho.

- A película que escurece os vidros do veiculo é um excelente equipamento para inibir a aproximação de estranhos.

- Cuidado com extratos bancários (empregados e filhos).

Tenha um triturador de papeis em casa e no local de trabalho. Não jogue no lixo documentos e extratos bancários amassados. Passe-os antes no triturador. Recomendo o modelo fragmentador e não o cortador listrado.

- Não guarde em casa jóias, dinheiro e documentos importantes. Cofres de bancos são a melhor garantia de segurança.

- Jamais deixe seus filhos no carro enquanto realiza compras ou bate-papo na rua.

- Faça um mapeamento dos postos policiais da região por onde trafega. Mantenha as chaves de sua casa separadas das do carro.

- Oriente sua família e funcionários para que não forneçam informações a estranhos.

- Evite ao máximo rotina de horários e percursos. Crie três trajetos para ir e três caminhos para voltar do serviço.

Fonte: Tudo Sobre Segurança

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Segurança doméstica


Acidentes acontecem em todo os lugares e as residências não fogem disso.

As panelas de pressão, por exemplo, precisam de alguns cuidados para evitar uma explosão, como manter a quantidade de água abaixo da altura dos parafusos que prendem o cabo ou nunca levantar a válvula de pressão mesmo depois da panela estar fora do fogo.

Para evitar qualquer problema leve a panela para debaixo da uma torneira com água fria. Aliás, quando a válvula estiver apitando, já é possível abaixar a chama - a pressão já está forte o suficiente e não há motivo para manter o fogo elevado.

Confira cinco dicas gerais para ajudar a manter a sua casa segura.

Cuidados na cozinha - Cuide com os armários mais fáceis de se abrir - principalmente com crianças - e que tenham elementos afiados. O mesmo cuidado é preciso ter com os fornos e com o fogão, assim como com coisas que alguma criança possa puxar, como toalhas. Algum obstáculo como um biombo ou mesmo uma pequena divisória pdoe resolver tudo.

E na área de serviço? - Produtos químicos sobrando por aí não ajudam em anda na segurança. Tudo precisa estar fechado e recipientes como baldes e lixeiras deveme star inalcansáveis, assim como máquinas de secar e ferros desligados quando não tiver nenhum adulto por perto. Feche a prota com a chave que é melhor.

Perigos do banheiro - O mal está na pasta de dente aberta, no esmalte, nos remédios, vidros de perfumes, esmaltes e acetonas, além de produtos cortantes com otesouras e lâminas de barbear. Tudo deve estar trancado!  A privada e o boxe do banheiro precisam estar fechados também.

Cuidados na sala - Criança corre e  o perigo está nas cosias mais pontiagudas. Objetos de decoração feitos com materiais frágeis (vidro,etc) ou pontiagudos percisam ficar longe doalcance das crianças, e o cuidado com toalhas de emsa e tapetes precisa ser redobrado. Tomadas, plugs e objetos eletrônicos também precisam ficar longe dos dedos curiosos dos pequeninos.  Escadas precisam de uma divisória e as janelas que tenham redes ou grades são mais seguras e evitam acidentes fatais.  

Atenção no quarto - O problema é a altura do berço. A distância entre as laterais precisa ser aquela que não permita escaladas dos pequeninos. Uma rede pode evitar possíveis fugas e quedas, assim como protetores de tomadas evitam dedos eletrocultados vpor tomadas. Na hora de trocar a fralda, não se distraia

Fonte: Casa e Jardim

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ladrões preferem assaltar residências com muros altos



Muitas pessoas só se preocupam com segurança quando põem os pés para fora de casa. Mas hoje isso não basta mais, a violência chegou até dentro dos nossos muros, cercas, condomínios e grandes prédios. Hoje, morar em um apartamento ou em uma residência com muros altos não é mais sinônimo de segurança.

Uma pesquisa feita pela RCI First Security and Intelligence Advising, assegurou que bandidos preferem residências com muros altos e pouca luminosidade. Esta pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo entre 2005 e 2008, e ouviu 397 presos e ex-presidiários. Das pessoas ouvidas, 73% disseram que casas com muros altos são mais fáceis de invadir, 75% com pouca luminosidade e 59% afirmam que ladrões preferem regiões mais centralizadas e movimentadas.

Esta possível preferência dos ladrões por casa com muros altos e condomínios, pode ser facilmente explicada. Ladrão nenhum gosta de ser visto, então, não há nada melhor do que se esconder atrás do próprio muro da casa em que está assaltando. Assim, conseguem agir sem chamar tanto a atenção de vizinhos e das autoridades policiais.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grupo Zanardo patrocinando o handebol de Joaçaba


O esporte ensina a aceitar e explorar ao máximo a própria capacidade. A ser persistente, vencer obstáculos e respeitar o semelhante. Valores essenciais para a formação de jovens mais conscientes de suas responsabilidades sobre o mundo que o cerca.

Em Joaçaba, o handebol masculino ressurgiu com o apoio da iniciativa privada. O Grupo Zanardo é atualmente o principal patrocinador da Associação Desportiva e Cultural de Handebol (Adrecha) cuja equipe se destaca em nível estadual e nacional.

Em 2008 conquistou o título dos Jogos Abertos Brasileiros e dos Jogos Universitários Catarinenses. O time é composto por atletas da cidade e da região garantindo assim, uma possibilidade de que talentos locais possam ser apoiados e revelados.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuidados com a segurança residencial


O local mais vulnerável, na questão da segurança pessoal, é a residência. Mesmo que a estrutura de segurança em uma residência seja de primeira linha, com o melhor e mais caro aparato tecnológico, é no momento da entrada e saída, que as pessoas se expõem ao perigo dos roubos, latrocínios e até seqüestros; por isso, podemos nos valer de alguns conselhos úteis:

- Antes de entrar ou sair de casa, certifique-se de que não existam pessoas em atitudes suspeitas nas proximidades – lembrar que o marginal utiliza subterfúgios para conseguir ludibriar sua vítima, como vendedor ambulante; funcionário da companhia de água, gás ou energia elétrica. O maior interesse do infrator da lei, é conseguir entrar na residência, onde terá tranqüilidade para cometer sua intenção delituosa. No caso de dúvida, acione preventivamente a vizinhança e até o policiamento local;
- Instale, se possível, um bom sistema eletrônico de segurança na residência; existe uma gama enorme desses equipamentos e técnicos capacitados no mercado, e o investimento compensa pela prevenção que a estrutura proporciona;
- Vale lembrar que, um cão de guarda adestrado é uma importante ferramenta de prevenção, basta que o morador perceba que seu cão esteja atento na vigilância interna da casa, e na sua recepção, no momento da chegada em casa;
- Procure criar condições para alertar sua vizinhança no caso de algo errado, como acionar ajuda por telefone ou outro meio de comunicação, mantendo sempre uma lista com nomes e números atualizada;
- Tenha cautela, pela manhã, ao abrir portas externas que dão acesso ao quintal e jardins, porque ocorrem casos que o meliante consegue acessar essas áreas, aguardando oportunidade para adentrar a residência – isso, na ausência de equipamentos eletrônicos de segurança ou cão de guarda adestrado;
- Quando existe a necessidade de atender alguém à porta, e havendo somente uma pessoa na residência, peça para que o vizinho acompanhe a recepção dessa pessoa;
- Não divulgue hábitos da família à pessoas estranhas, principalmente àquelas que se utilizam da via pública de forma momentânea, como arrumar malas para viajar em frente à residência;
- Cuidado quando acionar serviços de entrega – acontecem delitos também nessas circunstâncias, quando grupo de marginais dominam todos e adentram a residência;
- Somente contrate funcionários com referências confirmadas por pessoas de sua confiança – lembre-se, a maioria dos assaltos ocorrem depois que os marginais obtêm informações precisas a respeito dos hábitos da família;
- A chegada em casa com o veículo demanda certo tempo para guardá-lo, o que possibilita vantagem ao meliante, por isso, visualize muito bem as redondezas antes de efetuar essa manobra; na dúvida não estacione o carro e acione os moradores da casa, vizinhos ou o policiamento local. Caso a chegada ocorra tarde da noite, mesmo que não haja pessoa em atitude suspeita, peça que alguém da residência o recepcione;

Lembre-se, no caso de anúncio de assalto, mantenha a calma, não se exponha e nem aos seus afetos, possibilitando reação deliberada por parte do marginal. Dialogue com o meliante, no sentido de tranqüilizá-lo também, evitando que alguém seja ferido na ação levada a efeito pelo infrator da lei. Sempre é melhor entregar bens materiais para poupar vidas humanas. E a melhor reação é sem dúvida a prevenção;
- estudos indicam que, se uma pessoa agir preventivamente, no tocante à sua segurança pessoal e patrimonial, terá 90% de chance da não ocorrência do evento danoso, enquanto 5% caberá a sua sorte e outros 5% restantes, à sua possibilidade de reação frente ao ato delituoso praticado pelo meliante.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Rede Feminina de Combate ao Câncer


Fundada em Joaçaba no ano de 2001, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica que coordena atividades de prevenção e auxílio a detecção e cura do câncer ginecológico. Inicialmente, ainda sem uma sede e dispondo de pouca estrutura, limitava-se a levar orientações para a comunidade através de palestras.

Hoje, é um centro de referência no apoio a portadoras do câncer de mama. Ali encontram apoio clínico e emocional para ultrapassar a fase de tratamento e recuperação.

Em 2003, o Grupo Zanardo tornou-se parceiro da entidade disponibilizando um imóvel para implantação de uma sede. Desde então, os serviços oferecidos puderam ser ampliados. Além de orientações e apoio emocional, a entidade disponibiliza consulta médica, terapias alternativas como reich e yoga, fisioterapia e, se necessário, colabora ainda com passagens e exames. Alguns poucos recursos são arrecadados com a comercialização de produtos artesanais doados a entidade.

Pelo menos 250 pessoas são atendidas anualmente pela Rede. A maioria dos casos é de mulheres atingidas pelo câncer de mama, mas, a Rede está aberta ao auxílio de todos os tipos da doença.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Importância do projeto em um sistema eletrônico de segurança


Um bom projeto de sistema eletrônico de segurança é definido ao se realizar uma boa análise de risco do local à ser protegido. É nessa fase que se considera as necessidades de segurança do cliente. Caso essa análise seja superficial ou errônea, todo o projeto do sistema pode ficar prejudicado. Daí, o fato da análise de risco ser fundamental para o projeto.

Na suposição de que a análise de riscos não seja bem realizada, o projeto poderá ser falho, sendo inadequado ao local, ao usuário ou ao tipo de atividade exercida. Poderá então haver falhas, tais como : Não identificar iluminação não adequada (para determinado tipo de câmeras); de sensores e câmeras inadequados; da falta de sensores e câmeras em determinados lugares; falhas de comunicações entre os setores envolvidos (interatividade), entre outros. Logo, o grande culpado do problema será o equipamento eletrônico, que por fim, ficará desacreditado e desvalorizado, enquanto o verdadeiro problema estava no mau dimensionamento das necessidades existentes, ou seja, uma análise de risco inadequada.

É de extrema importância que o cliente que esteja adquirindo um sistema eletrônico de segurança, relacione todos os pontos vulneráveis de seu imóvel, bem como ocorrências que podem ter existido, para que junto com o consultor da empresa estude o melhor projeto para o local.

Claro que todo projeto está relacionado aos recursos financeiros que o cliente está disposto a investir, neste caso, o projeto tem que dar cobertura completa ao local, sem que o transforme, desnecessariamente, em uma fortaleza.

Para a realização de um bom projeto, o cliente deve ainda estudar com a empresa os recursos técnicos existentes, (tecnologias e sistemas à serem utilizadas), tais como : alarmes, CFTV, controle de acesso, etc. Outro fator importante é a infra-estrutura do local (tubulações disponíveis e exclusivas por onde serão passados os fios que ligam os equipamentos, isso, quando não forem utilizados equipamentos sem fio ). Este estudo deve resultar em uma planta e/ou croqui projetando todo o sistema , de forma que fique bem claro ao cliente o que será feito.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Segurança na Internet


Saiba quais os principais riscos ao se usar a Internet e quais as precauções você deve tomar para não ser vítima dos invasores.


Por que alguém iria querer invadir meu computador?

Os motivos pelos quais alguém tentaria invadir seu computador são inúmeros. Alguns destes motivos podem ser:
• utilizar seu computador em alguma atividade ilícita, para esconder a real identidade e localização do invasor;
• utilizar seu computador para lançar ataques contra outros computadores;
• utilizar seu disco rígido como repositório de dados;
• destruir informações (vandalismo);
• disseminar mensagens alarmantes e falsas;
• ler e enviar e-mails em seu nome;
• propagar vírus de computador;
• furtar números de cartões de crédito e senhas bancárias;
• furtar a senha da conta de seu provedor, para acessar a Internet se fazendo passar por você;
• furtar dados do seu computador, como por exemplo, informações do seu Imposto de Renda.

Como elaborar uma boa senha?


Quanto mais “bagunçada” for a senha, melhor, pois será mais difícil para os bandidos descobrirem. Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática
e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira,
segunda ou a última letra de cada palavra. Por exemplo, usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar a senha “!BqnsepC” (o sinal de exclamação foi colocado no início para acrescentar um símbolo à senha). Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.
Mas lembre-se: a senha “!BqnsepC” deixou de ser uma boa senha, pois faz parte desta Cartilha.
Vale ressaltar que se você tiver dificuldades para memorizar uma senha forte, é preferível anotá-la
e guardá-la em local seguro, do que optar pelo uso de senhas fracas.


O que não se deve usar na elaboração de uma senha?

Nomes, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados podem ser facilmente obtidos e uma pessoa
mal intencionada, possivelmente, utilizaria este tipo de informação para tentar se autenticar como
você.
Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar
palavras que façam parte de dicionários. Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando
e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários)
e listas de nomes (nomes próprios, músicas, filmes, etc.).


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Certificados e Prêmios . Grupo Zanardo

O sistema de gestão e sustentabilidade dos serviços do Grupo Zanardo (vigilância e segurança) está assegurado de acordo com as normas e padrões internacionais de qualidade, certificado pela ISO 9001/2000 e pela D&B - Dun Bradstreet International Ltd. As certificações confirmam a excelência, a credibilidade e a sustentabilidade dos serviços oferecidos.



A excelência dos serviços prestados pelo Grupo Zanardo são asseguradas de acordo com as normas e padrões internacionais de qualidade. O Grupo Zanardo foi a primeira empresa do ramo em atividade a ter conquistado a certificação ISO. O Sistema de Gestão e Sustentabilidade dos Serviços é certificado pela ISO 9001/2000, acreditado pela DNV com garantia do INMETRO, e também certificado pela D&B – Dun & Bradstreet International Ltd.



Prêmio Benemérito da Segurança Privada Nacional 2007
Concedido ao diretor do Grupo Zanardo - Ivan Zanardo, lembrado pelas diversas ações que empreendeu em defesa dos interesses da categoria a frente de Sindicatos e também da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist).





Prêmio Mérito em Serviço da Segurança Privada Nacional
Concedido pela Fenavist á Onseg Serviços de Vigilância e Segurança Ltda.








Onseg Serviços de Vigilância Ltda - ISO 9001/2000 
Passou pelo processo de transição para a norma em vigor, a NBR ISO 9001:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade, deixando de ser um sistema de garantia para ser um Sistema de Gestão, com o objetivo principal de garantir e gerenciar a qualidade através de seus processos.






Prêmio ACIC de Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó
Conferido à Limger Segurança.







Prêmio Qualidade América do Sul 2001 da Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade
Conferido à Limger Vigilância e Segurança Eletrônica Monitorada.






Prêmio Master Qualidade América do Sul 2003 da ABIQUA
Conferido ao Grupo Zanardo;








Prêmio Qualidade Brasil - International Quality Service 2002 
Conferido à Limger Área de Segurança;








Prêmio Top of Quality 2004 da OPB - Ordem dos Parlamentares do Brasil
Conferido ao Grupo Zanardo e Limger Empresa de Vigilância.








Estes certificados garantem o comprometimento do Grupo Zanardo com a qualidade dos equipamentos e serviços prestados, atestando a qualidade e a solidez da empresa.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conheça o Sistema de Monitoramento Rural da Limger



O sistema de monitoramento rural da Limger Sistemas de Segurança é a garantia e a segurança de que a sua propriedade rural estará bem protegida. Com aplicação de recursos tecnológicos, profissionais capacitados, veículos ágeis e alta competência, invasões, furtos e outras ocorrências são reduzidas e evitadas.

O monitoramento rural é um sistema de segurança integrado, pois trabalha para monitorar e patrulhar as propriedades 24 horas, além de fazer todo o controle de movimentação de pessoas e veículos nas áreas protegidas.

Antes da instalação do monitoramento, são realizados estudos sobre a dimensão da área a ser monitorada, a quantidade ideal de agentes e o melhor local para instalar as bases de operação. Desta forma, a Limger Sistemas de Segurança oferece um serviço completo, adequado a cada propriedade e desejo do cliente.

O monitoramento rural oferece:

- Inibição de situações de crimes contra o patrimônio dos proprietários rurais, principalmente furtos de máquinas, implementos agrícolas e animais;
- Controle de entrada e circulação de caçadores, pescadores, veículos ou pessoas em atitudes suspeitas;
- Monitora todas as ocorrências da propriedade 24 horas;
- Aciona as autoridades policiais em caso de ocorrências que requerem trabalho repressivo, agilizando o atendimento.